No âmbito do SAMA2020/2015 - Sistema de Apoio à Modernização e Capacitação da Administração Pública, a Universidade de Évora viu aprovado o Projeto “UÉvora – Sistema de Gestão de Serviços de TI”.
Em 2012 a Direção de Serviços de Informática (DSI) já tinha iniciado a definição e implementação da organização de Gestão de Serviços, que resultou num novo modelo de Gestão de Serviços de Tecnologias de Informação. Assim, e dando continuidade à implementação de Processos de Gestão de Serviços de TI, decorrerá até Fevereiro de 2018, com o apoio da AXIANS, o desenho e apoio à implementação do Sistema de Gestão de Serviços no âmbito da norma ISO 20000.
O âmbito do projeto será o seguinte:
- Desenho e apoio da implementação do Sistema de Gestão de Serviços (SGS) que inclui a documentação dos elementos necessários do sistema de gestão para os seguintes Processos:
- Gestão de Problemas;
- Gestão da Continuidade e Disponibilidade dos Serviços;
- Gestão de Níveis de Serviço;
- Gestão da Relação com o Negócio;
- Gestão de Entregas;
- Orçamentação e Contabilização dos Serviços;
- Gestão de Fornecedores.
- Desenho e implementação de um Plano de Promoção, Formação, Sensibilização para a Gestão de Serviços;
- Verificação da implementação do SGS, que inclui a auditoria interna.
Os principais benefícios a considerar para a DSI (UÉ) serão:
- Promover a evolução da maturidade da DSI da Universidade de Évora na sua gestão de serviços de TI e o contínuo aumento da sua produtividade, redução de custos e melhoria dos tempos de resolução e operação.