Definição e Implementação da Organização de Gestão de Serviços de TI

Enquadrado na iniciativa SAMA 2012, na atividade “Processos de certificação da Qualidade”, a Direção de Serviços de Informática (DSI) da Universidade de Évora iniciou um projeto de definição e implementação da Organização de Gestão de Serviços de TI.

SAMA 2012

Este projeto que conta com o apoio da NOVABASE, decorrerá até Junho de 2014, e tem como objetivos a conceção e desenvolvimento das práticas de gestão de serviços de TI (ITIL® e ISO 20000).

O projeto iniciou-se em Dezembro de 2013 com uma ação de formação em ITIL (Information Technology Infrastructure Library), um conjunto de boas práticas a serem aplicadas na infraestrutura, operação e manutenção de serviços de tecnologia da informação, na qual participaram quase todos os colaboradores dos Serviços de Informática.

O âmbito do projeto será a definição e implementação de alguns processos, nomeadamente: Gestão de Incidentes, Gestão de Pedidos de Serviço, Gestão de Configurações, Gestão de Alterações, Gestão da Capacidade e Gestão da Segurança da Informação.

Os principais benefícios a considerar para a DSI (UÉ) serão:

  • O entendimento comum dos conceitos e boas práticas de gestão de serviço de TI;
    • Melhoria dos serviços prestados:
      • Aumento de produtividade;
      • Redução de custos;
      • Melhoria dos tempos de resolução.

       

       

       

       

       

       

Publicado em 16.01.2014