Serviços de Informática

Pessoas

Funcionários

Competências

Ficha de competências técnicas e comportamentais do pessoal não docente da Universidade de Évora, elaborada nos termos do Despacho nº42/2016 de 6 de março.

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Regulamento dos SI – Despacho 12711/2013 (2ª série) de 4 outubro
Regulamento dos SI  - Despacho nº 73/2013 de 19 de julho

Os Serviços de Informática exercem a sua ação no domínio da informática, das tecnologias de informação e comunicação, das tecnologias do audiovisual e multimédia, apoiando a Universidade e todas as suas estruturas neste domínio.

(Fonte: Artigo 75º, nº 1 dos Estatutos da UÉ e Artigo 1º, nº 2 do Regulamento dos Serviços de Informática da UÉ)

Os Serviços de Informática têm como missão garantir o apoio às áreas relacionadas com infraestruturas tecnológicas, audiovisuais e comunicações e sistemas de informação e multimédia, desenvolvendo a sua atividade no âmbito do planeamento, desenvolvimento, gestão, manutenção e suporte.

Os Serviços estruturam-se em duas divisões e num gabinete de apoio que inclui a componente audiovisual.

Estratégico e operacional

Estratégicas:
a)    Contribuir para o desenvolvimento da visão, objetivos e estratégias da Instituição;
d) Definir estratégias e objetivos de atuação que permitam antecipar as necessidades de adaptação do serviço à realidade interna e externa;
g) Definir uma estratégia de atuação clara, concreta e ambiciosa para os Serviços;
k) Garantir a elaboração do plano, relatório anual de atividades e QUAR dos serviços em articulação com o da universidade, submetê -los à aprovação superior e assegurar a sua concretização;
q) Elaborar e atualizar o plano estratégico de sistemas e tecnologias de informação, comunicação e multimédia (SITCM) de acordo com os objetivos estratégicos e operacionais da Universidade, assegurando a sua concretização em colaboração com as restantes Unidades, Órgãos e Serviços;
s) Implementar e manter um modelo de gestão das tecnologias de informação que privilegie a qualidade de serviço dos utilizadores;
x) Assegurar uma resposta flexível e ágil dos SI face a futuras mudanças;

Táticas
e) Atender, esclarecer e divulgar normas internas e procedimentos a adotar;
f) Promover e garantir a articulação entre as divisões tendo em vista a qualidade e eficácia do serviço a prestar e a satisfação do interesse dos utentes;
h) Gerir os recursos humanos, patrimoniais e técnicos afetos ao Serviço de modo a otimizar o seu desempenho;
i) Promover ações de formação no sentido de maximizar a eficiência de utilização dos recursos disponibilizados e o desenvolvimento de competências;
j) Garantir a elaboração de planos de formação internos de forma a permitir a aquisição e consolidação de competências por parte dos recursos humanos afetos ao Serviço;
n) Promover o envolvimento de todos os intervenientes, numa ótica de gestão participada;
o) Promover a valorização e a responsabilização da equipa;
r) Organizar, planear e gerir os SITCM de modo a atingir os objetivos definidos pela Universidade salvaguardando o retorno dos investimentos realizados;
t) Estabelecer a articulação entre os SI, as restantes Unidades, Órgãos e Serviços, no sentido de equacionar as melhores soluções em termos de SITCM para a Universidade;
u) Definir uma arquitetura de SITCM tendo em vista a integração de sistemas e os requisitos e necessidades da Universidade e dos seus utilizadores;
aa) Apoiar e promover, no domínio das respetivas competências, a concretização de projetos de investigação e cooperação, internos ou em parceria com entidades externas.

Operacionais
b) Instruir e gerir processos superiormente cometidos;
c) Organizar informação e pareceres para decisão superior;
l) Avaliar e orientar o desempenho e eficiência do Serviço;
m) Garantir o desenvolvimento informático que permita facilitar os procedimentos, controlar a veracidade da informação e facilitar a sua apresentação e utilização;
p) Proceder de forma objetiva à avaliação do mérito dos funcionários na sua dependência direta
v) Garantir a segurança dos sistemas de informação;
w) Coordenar a seleção, aquisição e implementação de todos os novos sistemas de informação, dos respetivos equipamentos e tecnologias de suporte, bem como de todas as infraestruturas necessárias à sua correta e eficaz utilização;
y) Garantir a existência e adequação de normas de funcionamento e utilização estabelecidas para os recursos e sistemas disponibilizados, bem como assegurar a sua divulgação e sensibilização dos utilizadores para o seu cumprimento;
z) Garantir que os SI funcionem de acordo com o nível imposto pelos utilizadores;

Perfis Gerais das Pessoas para os Requisitos e Competências/Atribuições

Competências pessoais
1. Planeamento e organização de trabalho;
2. Capacidade de Iniciativa;
3. Autonomia;
4. Comunicação e relacionamento interpessoal;
5. Espirito de equipa

Competências técnicas
1. Técnica / especializada (informática)
2. Gestão de recursos;
3. Gestão de projetos.
4. Fluência em Inglês (corrente e técnico)

Esta informação ainda não incorpora o contributo dos trabalhadores, indicados pelos superiores hierárquicos, que participaram nas sessões realizadas pelo grupo de trabalho nomeado pelo Despacho nº 42/2016, de 16 de maio.