Instalar dois antivírus no computador garante mais protecção?

A resposta é NÃO. Instalar dois ou mais Antivírus em simultâneo não protege mais o computador, pelo contrário, o resultado do uso de dois programas de segurança é o oposto do esperado pelo utilizador. Ao funcionarem em paralelo, ambos podem deixar a máquina mais lenta por estarem a concorrer pelos mesmos recursos e também provocar falhas ao ponto de tornar o computador mais vulnerável e o Malware passar sem ser detectado. O mesmo acontece com o Firewall, basta instalar um só ou usar apenas o que já vem incluído no próprio Windows.

Alguns programas para detecção e remoção de Adware e Spyware podem ser instalados em simultâneo com outros antivírus, mas essa instalação só deve ser feita se os programas não incluírem a chamada Protecção em Tempo Real ou se esta for desactivada, algo que não deve ser feito pelo utilizador comum sem supervisão.

“Na prática, não é indicado utilizar dois antivírus na mesma máquina. Além do que, por trabalharem directamente com o sistema operativo, muitas vezes é impossível instalar dois programas deste tipo”, diz Mariano Sumrell, director de marketing da AVG Brasil. “Na teoria, deveria haver um ganho de protecção. Mas, na prática, o que se vê são mais problemas do que ganhos.”

Para ter uma protecção aceitável basta: um Antivírus, acompanhado de um Firewall e de um Anti-spyware, para os casos em que o Antivírus instalado não é uma Suite de Segurança que inclua módulos para desempenhar essas mesmas funções.

Uma boa alternativa a instalar vários antivírus é utilizar os chamados On-line Scanners que por funcionarem via Web não são instalados e permitem fazer um análise ao computador de modo a detectar algum Malware que possa não ter sido detectado pelo Antivírus residente no computador.

Alguns sites que disponibilizam Scan on-line: