Serviço Home

Este serviço é uma renovação do serviço anteriormente suportado pelo servidor de email antigo (Evunix). O objetivo é fornecer uma área (shell ) GNU/Linux a todos os funcionários, onde poderá executar diversos comandos especializados (p.e. LaTeX), bem como alojar páginas web num regime simplificado. Ao contrário da Evunix, as áreas no serviço Home só serão criadas se o utilizador ativar o serviço no SIIUE (ver abaixo). Contudo o serviço foi ativado por omissão para os utilizadores cujas áreas na Evunix continham ficheiros pessoais, tendo estes sido copiados.

Para alojar páginas web (ou simples ficheiros) basta colocá-los na pasta public_html  da sua home. O servidor web suporta PHP. A página ficará disponível no endereço http://home.uevora.pt/~o-seu-utilizador/ . Não serão fornecidos outro tipo de endereços neste serviço.

O acesso será feito por SSH (sugere-se o PuTTY ) e como tal a transferência de ficheiros pode ser realizada com SCP/SFTP (sugere-se o WinSCP ). A área tem uma quota de espaço em disco de 1GB.

Está igualmente disponível um servidor de base de dados do tipo MySQL/MariaDB. As credenciais de acesso são iguais ao SSH e tem permissão para criar uma base de dados com o mesmo nome que o seu utilizador. Todas as tabelas terão de ser do tipo InnoDB (é o default ).

Activação do Serviço

Para activar o serviço, aceda ao SIIUE e no menu “Sistema”, seleccione a opção “Serviço HOME”. Bastará seguir as instruções.

O serviço poderá demorar até 30m para ser activado.

Informações de acesso:

  • Endereço: home.uevora.pt
  • Protocolo: SSH
  • Nome de utilizador: o mesmo do SIIUE
  • Palavra-passe: a mesma do SIIUE

Se gostaria de ver instalados novos pacotes no sistema, ou se tem alguma questão ou sugestão, contacte-nos em apoio@si.uevora.pt .