Acesso Wireless (wifi)

O projeto eduroam (Education Roaming) tem por objetivo principal disponibilizar à comunidade académica Europeia um serviço de mobilidade entre campus Universitários.

Para aceder à rede wireless o aluno, docente, investigador ou não docente tem que configurar o seu computador ou outro dispositivo através das instruções indicadas em http://wifi.uevora.pt/  ou dirigindo-se aos Serviços de Informática, caso tenha tido problema após ter seguido as instruções.

Genericamente, a configuração consiste em:

  • SSID: eduroam
  • Username: o seu e-mail institucional (do tipo @uevora.pt ou @alunos.uevora.pt)
  • Password: a mesma dos restantes serviços da universidade
  • Segurança: WPA2 Enterprise com AES e MSCHAPv2 (PEAP em Windows, TTLS nos restantes)
  • Certificado: instale nas autoridades de raíz o CA da Universidade de Évora em http://wifi.uevora.pt/uevoraca.crt
  • Visibilidade: a rede é visível mas deve ser configurada para ligar mesmo se estiver oculta para garantir roaming entre instituições.

O acesso gratuito à rede sem fios está atualmente disponível em todos os edifícios da universidade com cobertura em espaços comuns, como sejam zonas de estudo, bibliotecas, refeitórios, bares e algumas salas de aula. Dentro de cada edifício, as principais zonas com cobertura estão identificadas pela placa de sinalização.

A rede wireless na Universidade de Évora resulta da iniciativa e-U Campus Virtual, lançada pela UMIC e coordenada pela FCCN. Se desejar saber mais sobre o projeto eduroam consulte http://www.eduroam.pt/  e http://www.eduroam.org/