Guia "Not SPAM"
Problema
Não está a receber, na sua conta particular (Hotmail, Live e MSN, Gmail, Yahoo, etc), os emails cujo remetente é alguma das unidades da Universidade de Évora?
Causa
Os filtros dos serviços de email gratuitos, devido ao grande volume de tráfego e diversidade de conteúdos que envolvem, tendem a bloquear endereços como o @uevora.pt , levando-os a considerar emails fidedignos como Lixo Eletrónico (spam) .
Solução
Verifique a pasta SPAM ou "Lixo Eletrónico".
Normalmente o problema fica resolvido, ao abrir a mensagem, na respetiva pasta de “Lixo Eletrónico”, e marcando a com a opção “Não é SPAM”, “É segura” ou informação equivalente que surge no topo da mensagem, com este procedimento o email é adicionado automaticamente à lista segura da conta.
No entanto, para garantir que todas as mensagens, de todos remetentes do domínio @uevora.pt , são rececionadas, prevenindo ainda que a primeira mensagem seja marcada como SPAM, deverá adicionar o domínio à "Lista Segura". Eis as instruções para alguns dos principais serviços de email gratuitos:
Live Hotmail, Windows Live e MSN
- Faça login na sua conta na web
- Clique em “Opções” > “Mais Opções” no canto superior direito do ecrã
- No Corpo da página em “Impedir correio eletrónico de lixo”, clique no link “Remetentes seguros e bloqueados”
- Clique no link “Remetentes seguros”
- Digite o domínio ”@uevora.pt“
- Clique em “Adicionar à lista”
Gmail
Por defeito nenhum email @uevora.pt
é bloqueado.
Ainda assim poderá adicionar um email em específico aos seus contatos, no entanto, não é possível adicionar o domínio.
- Faça login na sua conta na web
- Clique na seta suspensa, no topo do lado esquerdo e selecione ”Contactos”
- Clique no botão “Contacto Novo “, na lista que aparece.
- Escreva um nome e o endereço donde espera receber contacto no formato remetente @uevora.pt
- Clique no link “Contatos” e no campo do formulário “Contatos pesquisar”.
Yahoo
- Faça login na sua conta na web
- Clique em “Opções” na barra de navegação superior direito
- Selecione “Opções de Correio” da lista
- Clique em “Filtros” e de seguida no botão “Adicionar”
- Escolha o campo que você deseja corresponder na mensagem recebida. Por exemplo, “de”.
- Escolha o critério pelo qual você quer uma correspondência a ser feitos, tais como “contém”
- Escreva o texto a filtrar "uevora.pt "
- Escolha a pasta de destino. Por exemplo: Caixa de Entrada
Outras Contas
Para outras contas de email todo o processo é semelhante aos anteriores, baseia-se em filtros e permissões.
Se ainda assim o seu problema não ficou resolvido, este poderá ter outra proveniência, como aplicações Cliente de Email (Outlook, Thunderbird, etc) ou Filtro de Spam (Norton AntiSpam, McAfee Spamkiller, Trend Micro PC-Cillin, etc). Deverá consultar o menu “Ajuda” das suas aplicações.