Guia "Not SPAM"

Problema

Não está a receber, na sua conta particular (Hotmail, Live e MSN, Gmail, Yahoo, etc), os emails cujo remetente é alguma das unidades da Universidade de Évora?

Causa

Os filtros dos serviços de email gratuitos, devido ao grande volume de tráfego e diversidade de conteúdos que envolvem, tendem a bloquear endereços como o @uevora.pt , levando-os a considerar emails fidedignos como Lixo Eletrónico (spam) .

Solução

Verifique a pasta SPAM ou "Lixo Eletrónico".
Normalmente o problema fica resolvido, ao abrir a mensagem, na respetiva pasta de “Lixo Eletrónico”, e marcando a com a opção “Não é SPAM”, “É segura” ou informação equivalente que surge no topo da mensagem, com este procedimento o email é adicionado automaticamente à lista segura da conta.

No entanto, para garantir que todas as mensagens, de todos remetentes do domínio @uevora.pt , são rececionadas, prevenindo ainda que a primeira mensagem seja marcada como SPAM, deverá adicionar o domínio à "Lista Segura". Eis as instruções para alguns dos principais serviços de email gratuitos:

Live Hotmail, Windows Live e MSN
  1. Faça login na sua conta na web
  2. Clique em “Opções” > “Mais Opções” no canto superior direito do ecrã
  3. No Corpo da página em “Impedir correio eletrónico de lixo”, clique no link “Remetentes seguros e bloqueados”
  4. Clique no link “Remetentes seguros”
  5. Digite o domínio ”@uevora.pt“
  6. Clique em “Adicionar à lista”
Gmail

Por defeito nenhum email @uevora.pt é bloqueado.
Ainda assim poderá adicionar um email em específico aos seus contatos, no entanto, não é possível adicionar o domínio.

  1. Faça login na sua conta na web
  2. Clique na seta suspensa, no topo do lado esquerdo e selecione ”Contactos”
  3. Clique no botão “Contacto Novo “, na lista que aparece.
  4. Escreva um nome e o endereço donde espera receber contacto no formato remetente @uevora.pt
  5. Clique no link “Contatos” e no campo do formulário “Contatos pesquisar”.
Yahoo
  1. Faça login na sua conta na web
  2. Clique em “Opções” na barra de navegação superior direito
  3. Selecione “Opções de Correio” da lista
  4. Clique em “Filtros” e de seguida no botão “Adicionar”
  5. Escolha o campo que você deseja corresponder na mensagem recebida. Por exemplo, “de”.
  6. Escolha o critério pelo qual você quer uma correspondência a ser feitos, tais como “contém”
  7. Escreva o texto a filtrar "uevora.pt "
  8. Escolha a pasta de destino. Por exemplo: Caixa de Entrada
Outras Contas

Para outras contas de email todo o processo é semelhante aos anteriores, baseia-se em filtros e permissões.

Se ainda assim o seu problema não ficou resolvido, este poderá ter outra proveniência, como aplicações Cliente de Email (Outlook, Thunderbird, etc) ou Filtro de Spam (Norton AntiSpam, McAfee Spamkiller, Trend Micro PC-Cillin, etc). Deverá consultar o menu “Ajuda” das suas aplicações.