WWW - Alojamento

Os SI disponibilizam o serviço de alojamento para toda a comunidade académica, sendo que existe um servidor próprio para o efeito. As contas de alojamento serão criadas a pedido dos utilizadores, através de um pedido de "Requisição" aos SI, disponível no GesDoc - "Abertura de área para alojamento web".

O serviço de alojamento tem as seguintes características:

  • Servidor Linux com Debian Stable
  • Linguagem PHP 5.6 (acompanhará a versão de Debian actual)
  • Base de dados MariaDB 10.1 (compatível MySQL)
  • Acesso shell por SSH

Os endereços dos sites serão sempre do tipo www.<sigla> .uevora.pt

O acesso será feito por SSH (sugere-se o PuTTY) e como tal a transferência de ficheiros pode ser realizada com SCP/SFTP (sugere-se o WinSCP).

Os conteúdos e manutenção das páginas web, e eventuais sistemas de gestão de conteúdos utilizados (por exemplo Wordpress, Joomla, etc), são da responsabilidade do requerente.

O requerente também se compromete a garantir a compatibilidade da página com futuras versões do servidor, que será actualizado de acordo com os lançamentos de Debian Stable. Notificaremos com ampla antecedência nestas ocasiões.

Solicitação de Apoio na Criação de Páginas  Web

  • páginas de eventos registados no SGE - Sistema de Gestão de Eventos 
    Os Serviços de Informática disponibilizam este apoio através da aplicação de um template já criado para as páginas de eventos, com um conjunto standard de opções.
    Se for necessário este apoio, este deverá ser solicitado pelo menos duas semanas antes da divulgação e/ou início das inscrições do evento .  Só nestas condições, os Serviços de Informática garantem a disponibilidade para uma resposta atempada ao pedido.
  • outros tipos de páginas:  eventual apoio deverá ser solicitado no ato do pedido de "Abertura de área para alojamento web", no entanto este pedido carece de análise.