Utilizar outros clientes de email

Recomendamos a utilização da interface web do Gmail para aceder ao e-mail da Universidade num computador portátil ou de secretária, uma vez que permite tirar o máximo partido de todas as funcionalidades, incluindo a integração total com o Google Workspace.
Recomendamos a utilização da aplicação Gmail (disponível para Android e iOS/iPadOS) num smartphone ou tablet. 

No entanto, é possível utilizar outro software de e-mail de terceiros (como o Microsoft Outlook ou Mozilla Thunderbird) para verificar os e-mails da Universidade, porém acarreta mais verificações de fiabilidade. Portanto, os passos abaixo não são recomendados mas necessários para usar clientes de email.

Que aplicações de e-mail de terceiros funcionam com o Gmail? 

Se precisar de utilizar uma aplicação de e-mail de terceiros, esta terá de ser compatível com o Google OAuth (isto é geralmente reconhecido pela existência de uma opção Iniciar sessão com o Google). 

As seguintes aplicações suportam o Google OAuth e, portanto, funcionarão com o Gmail:

  • Microsoft Outlook – utilização da ferramenta Google Workspace Sync (apenas Windows)
  • Microsoft Outlook para Mac 
  • Mozilla Thunderbird 
  • Correio do Windows (incluído no Windows) 
  • Apple Mail (disponível em macOS e iOS/iPadOS) 

Pode ser necessário atualizar a aplicação ou remover e voltar a adicionar a sua conta para que funcione. 

Outras aplicações de e-mail também podem suportar o Google OAuth. Verifique as páginas de ajuda do cliente escolhido se não tiver a certeza. Se a sua aplicação de e-mail preferida não for compatível com o Google OAuth, não deverá utilizar essa aplicação com a sua conta universitária do Google. Recomendamos que utilize a interface web para aceder ao Gmail da Universidade num computador portátil ou de secretária e a aplicação Gmail num smartphone ou tablet. 

O Google também oferece uma funcionalidade chamada palavras-passe de aplicações, mas por questões de segurança não deve ser utilizada para ligar contas universitárias do Google a aplicações de e-mail de terceiros.

Deve preferir sempre aplicações que se liguem ao Google por OAuth. No entanto, se não existir alternativa, poderá criar uma palavra-passe de aplicação (app password) seguindo a localização:
Conta > Segurança > Validação em dois passos > Palavra-passe de aplicação

Ou diretamente em: https://myaccount.google.com/apppasswords

Esta palavra-passe apenas será visível uma vez. Cada aplicação deverá ter uma palavra-passe única cujo acesso poderá revogar individualmente.