Novos limites de armazenamento do Microsoft 365 para educação

Caros Utilizadores,

Desde há vários anos que os utilizadores da Universidade de Évora têm tido acesso à Oferta do Office 365 A1 que a Microsoft tem disponibilizado gratuitamente a toda a Comunidade Académica.

As condições de acesso, a esta oferta, são definidas pela Microsoft e recentemente a empresa procedeu a alterações nos limites de Armazenamento para o Office 365 (tal como já aconteceu com a Google). Assim, a Microsoft passou a aplicar à nossa Instituição um limite de armazenamento para o Microsoft 365 para educação através do OneDrive, SharePoint e e-mail Exchange. Isto significa que a capacidade de armazenamento de ficheiros e informações dos estudantes, docentes e membros do pessoal deixará de ser "Ilimitado" e passará a estar limitada a 100TB partilhados entre todos os utilizadores. No âmbito desta alteração, a Microsoft limitou a capacidade de armazenamento no OneDrive de estudantes e membros do pessoal a 100GB por utilizador ao contrário do que acontecia até aqui em que o limite era de 1TB. Esta alteração será aplicada gradualmente pela Microsoft estando previsto estar concluída a 1 de agosto de 2024 pelo que alguns utilizadores poderão começar a ser já afectados pelas restrições. Os Serviços de Informática estão em contacto com a Microsoft dado que poderão existir alternativas a estas medidas ou que pelo menos permitam completar a oferta de armazenamento atual. A maioria das pessoas não será afectada por esta alteração. No entanto, isto significa que terá de consultar a sua capacidade de armazenamento para perceber que quantidade está a usar e tomar medidas para eliminar ou arquivar ficheiros que já não usa. 

Para saber como consultar e eliminar ficheiros volumosos do OneDrive, aceda a este site.

 

Caso utilize outros serviços do Office 365 pode obter uma informação mais detalhada quanto ao espaço utilizado procedendo da seguinte forma:

 

  1. Façar Login no Microsoft 365 https://portal.office.com
  2. Clique no menu de Aplicações no canto superior esquerdo 
  3. Clique no ícone do OneDrive
  4. Clique no ícone roda dentada 
  5. Clique Configurações/Settings do OneDrive
  6. Clique Mais Definições
  7. Clique Métricas de Armazenamento

Se ultrapassar o limite do OneDrive, irá receber um aviso e terá acesso apenas de leitura ao OneDrive. Neste caso, não poderá carregar mais ficheiros para o OneDrive independentemente de ser via Web ou através da aplicação Instalada no Computador.

 

Em caso de dúvidas, contacte os Serviços de Informática através do e-mail apoio@si.uevora.pt.

Publicado em 27.02.2024