UÉ promove sensibilização da comunidade para a cibersegurança

Na data na qual se assinalou o Dia Internacional da Internet mais Segura, a 6 de fevereiro, a Universidade de Évora, através dos Serviços de Informática, deu início a uma atividade de sensibilização em cibersegurança que envolve a realização de ações de formação junto de diferentes públicos para a partilha de boas práticas que visam manter o ciberespaço seguro.

As primeiras ações tiveram lugar na Universidade Sénior de Évora e na Universidade Sénior Túlio Espanca e permitiram dar a conhecer diversas temáticas relacionadas com o phishing, o smishing, o furto de identidade, e os comportamentos a adotar em relação à definição de passwords, à utilização de redes sociais, hardware, mensagens e emails e navegação na internet.

Trata-se de uma medida conjunta entre a Polícia de Segurança Pública (PSP) e o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) que, através da educação para uma utilização segura e consciente da Internet, procura contribuir para uma sociedade mais resiliente e com melhores competências digitais. Prevê-se, futuramente, a dinamização destas ações de formação junto de públicos diversos, particularmente, no contexto do ensino básico e secundário.

Para além desta iniciativa, a Universidade de Évora tem desenvolvido desde outubro de 2023 - mês europeu da cibersegurança, uma campanha conjunta com o CNCS e a European Union Agency for Cybersecurity (ENISA), com um propósito pedagógico e multiplataforma, que mensalmente permitiu reforçar junto dos usuários informação sobre o bom uso do ciberespaço. 

 

 

Publicado em 08.02.2024
Fonte: GabCom | UÉ