15ª Conferência Lusófona de Ciência Aberta (ConfOA)

A 15ª Conferência Lusófona de Ciência Aberta (ConfOA), em 2024, regressa a Portugal. Este ano, a ConfOA é acolhida pela Escola Superior de Enfermagem do Porto de 01 a 04 de outubro de 2024.

A ConfOA visa ser o fórum onde a Ciência Aberta é pensada e discutida em português, e o tema para a sua 15ª edição é “Ciência Aberta: Equidade, Inovação e Sustentabilidade”.

A ConfOA pretende reunir as comunidades dos países lusófonos que desenvolvem atividades de investigação, desenvolvimento, gestão de serviços e definição de políticas relacionadas com a Ciência Aberta em todas as suas vertentes, nomeadamente o Acesso Aberto à Informação Científica e os Dados de Investigação. Assim, a ConfOA assume-se como o espaço privilegiado para promover a partilha, discussão e divulgação de conhecimentos, práticas e investigação sobre estas temáticas, em todas as suas dimensões e perspetivas.

No sentido de promover a sua generalização na comunidade, a ConfOA adota boas práticas de Ciência Aberta, nomeadamente: a revisão por pares aberta; a exigência da disponibilização dos dados de investigação utilizados nos trabalhos, devendo ser submetidos em paralelo com a proposta; a utilização de identificadores persistentes dos autores e a atribuição de identificadores persistentes aos trabalhos aceites e publicados.

CRONOGRAMA

  • Deadline de submissões: 01 de abril de 2024
  • Comunicação de Aceitação: 04 a 06 de junho de 2024
De 01.10.2024 a 04.10.2024
Escola Superior de Enfermagem do Porto