Programa de Segurança Económica e Proteção do Conhecimento e da Informação Sensível

No próximo dia 22 de março, pelas 14h30m, realizar-se-á no Auditório do CES uma ação de sensibilização sobre Programa de Segurança Económica e Proteção do Conhecimento e da Informação Sensível, a ser ministrada pelo SIS.

O Serviço de Informações de Segurança (SIS) é um organismo do Estado ao serviço de Portugal e dos cidadãos. O Programa de Proteção do Conhecimento do SIS visa alertar entidades em Portugal para as ameaças de ingerência, espionagem e sabotagem, sensibilizando-as para a importância da proteção do conhecimento e da informação sensível que produzem ou detêm e dos recursos financeiros que administram.

 Nesse sentido, o SIS tem todo o interesse em desenvolver uma ação de sensibilização do referido Programa para a Universidade de Évora, designadamente para aumentarem os níveis de alerta e de consciencialização para a realidade da espionagem económica, sabotagem e ingerência, a realizar no dia 22 de março, pelas 14H30, no auditório principal do Colégio do Espírito Santo.

 A ação de sensibilização terá uma duração média de cerca de noventa minutos, dividida por uma parte essencialmente expositiva (cerca de sessenta minutos) e uma de debate (cerca de trinta minutos), com a seguinte ordem:

 1. Contextualização da realidade nacional relativamente às questões da segurança e da espionagem;

2. Identificação de atores e métodos de atuação da espionagem económica;

3. Partilha de casos concretos e recentes que visaram entidades nacionais;

4. Identificação de um conjunto de sugestões que permitam reforçar os níveis de segurança;

5. Esclarecimento de dúvidas e debate relacionados para comentários e sugestões que surjam.

Organização: Serviço de Informações de Segurança (SIS)
Em 22.03.2023
14:30 | Auditório | Colégio do Espírito Santo