NNCYBER – Digital Transformation, Cyber & IOT Innovation Award

Apresentação pelo diretor da Premivalor Consulting do programa de fomento à inovação INNCYBER, para ideias de projetos na área da cibersegurança a candidatar por estudantes.


--------------
O projeto INNCYBER é parte integrante do working package da PremiValor Consulting para a “Cyber Academia And Innovation Hub” (CAIH), programa que resulta do lançamento da iniciativa Multi National Cyber Defense Education & Training (MN CD E&T), a nível NATO com a liderança de Portugal, por via de MoU formalizado entre o Ministério da Defesa e diversas universidades e empresas privadas (consórcio – ver exemplo nesta notícia da VdA http://www.vdacademia.pt/pt/iniciativas/noticias/VdA-Academia-integra-consorcio-para-iniciativa-da-Cyber-Academia-and-Innovation-Hub/280/). O INNCYBER tem o seu próprio “ecossistema” de parceiros que nalguns casos, por exemplo a Altice, são também membros do consórcio do CAIH.
 
Concebemos o INNCYBER como um projeto de inovação aberta e colaborativa que irá contribuir para um maior aporte e escala de projetos e ideias estruturadas e sobre os temas críticos nas áreas de cyber (cibersegurança e ciberdefesa), transformação digital e IoT.
 
O INNCYBER – Digital Transformation, Cyber & IOT Innovation Award irá reconhecer e premiar o melhor projeto, desenvolvido por alunos e professores de mestrado, pós-graduação e licenciatura das principais Universidades e Institutos a nível nacional e internacional (nesta primeira edição Espanha), que responda de forma inovadora ao desafio do desenvolvimento de estratégias mais eficientes para abordar a gestão dos riscos cibernéticos.
 
INNCYBER tem como principais objetivos:
A criação de um processo ascendente de transferência de conhecimento e tecnologia em cooperação com a academia;
Os projetos a serem desenvolvidos pelos alunos e professores podem ser uma contribuição de ideias / sugestões para abordar desafios de transformação digital, cibersegurança e IoT, resultando em novos produtos e serviços, modelos de negócio e processos;
A aproximação dos alunos à realidade empresarial e ao empreendedorismo;
Servir de catalisador para a pesquisa científica, por meio das sinergias decorrentes de acordos, protocolos e acordos de associação ou cooperação, para desenvolver e explorar projetos comuns, compartilhar recursos e / ou equipamentos;
Participação nos consórcios candidatos a calls da EU de financiamento de projetos nas áreas do INNCYBER.  
No que respeita aos temas dos projetos a desenvolver, temos vindo a identificar os seguintes:
 
INNCYBER - áreas estratégicas de investigação (não exaustivo)
 
Security and vulnerabilities in the “5G World”;
New technologies applied to the Identity Access Management: multi-factor authentication, user behavior monitoring, biometrics tools, encryption, tokenization and micro-segmentation;
A.I. applied to cyber: RPA and Machine Learning; 
Cibersecurity and quantum computing;
Scenario Simulation for effective cyber response training (i.e. cyber ranges), including extreme scenarios such as zero-days, DDos, crash in data centers, etc.
Digital transformation and IoT related to customer service, processes and operations;
Multichannel digital platforms: cyber challenges;
Advanced hybrid cloud security architecture and hyper resilience;
Critical infrastructure protection, security by design and legacy systems’ challenges.
Cyber Hygiene and GDPR: Training program for the dissemination of good practices among users;
Microeconomics applied to cyber.  
Requisitos
Para participar no INNCYBER – Digital Transformation, Cyber & IOT Innovation os alunos deverão reunir um grupo composto no mínimo por 2 e no máximo por 5 elementos.
Embora não seja requisito obrigatório, os grupos deverão ser acompanhados por um ou mais orientadores, com conhecimentos e valências nas áreas abrangidas pelo INNCYBER – Digital Transformation, Cyber & IOT Innovation Award.
Para participar os alunos deverão estar inscritos num curso de Licenciatura, Pós-graduação ou Mestrado em Portugal ou no estrangeiro no ano letivo 2019/2020 ou terem concluído os seus estudos no ano letivo 2018/2019 (desde que acompanhados por um docente em funções numa universidade ou instituto).

 

Organização: Departamento de Informática
Em 30.10.2019
CLV-137