"Connecting Paper to Digital. The copyright journey."

O NewsMuseum, em Sintra, foi o local escolhido para a realização conferência ‘Connecting Paper to Digital. The Copyright Journey’ que vai abordar a problemática do mundo digital, num evento que pretende, em primeiro lugar, trazer soluções e sensibilizar todos os players da indústria sobre os desafios dos direitos de autor e direitos conexos no complexo enquadramento da era digital. Em segundo lugar, o evento pretende também promover a discussão junto da sociedade e sensibilizá-la para um comportamento legal, moral e ético mais ajustado e defensor da propriedade intelectual.

A Internet é um meio de comunicação indispensável nos dias de hoje. Este meio de comunicação constitui um dos “veículos” que move a designada Sociedade da Informação. Contudo, para além
da convergência multimédia,
a interatividade com o destinatário, o qual pode conformar os conteúdos informativos que utiliza, sendo que o novo “paradigma” tecnológico, é o elemento dominante: não apenas integra os meios tradicionais como também lhes altera a natureza, imprimindo-lhes um carácter novo.

O impacto da internet, as redes sociais e a concretização de um mundo cada vez mais digital, obrigaram os governos, instituições e a sociedade em geral, a uma revisão dos conceitos, normas e moralidade de forma a dar resposta aos desafios que esta novo enquadramento nos traz.

Na União Europeia, foram adotadas diversas medidas que visam a harmonização, na sequência de um programa de Acão sobre direitos de autor e os desafios da tecnologia. Este esforço legislativo, esteve na origem da tomada de uma série de medidas legais, tendo em vista a proteção de forma mais abrangente dos direitos de autor no mundo digital.

O tema está há muito no eixo do debate, mas longe de uma harmonização. Esta conferência é uma oportunidade para, enquadrar os desafios dos Direito de Autor e dos Direitos Conexos da imprensa e da indústria face a este novo paradigma como também trazer à sociedade competências e questões sobre o mundo digital.

(gratuito, sujeito a inscrição prévia) inscrições>>

PROGRAMA

Abertura_a confirmar

Orador 1 - Edouard Braud_Facebook Head of Media

Painel_1 "Migration and Trend"

    Moderator_ Manuel Lopes Rocha_Advogado e sócio da PLMJRui Silva Lopes
    Dir. de Relações com Stakeholders e Assuntos Societários, Grupo Imprensa
    José Carlos Lourenço, COO - Adm Global Media Group
    Luís Santana, Grupo Cofina Manager
    Perguntas & Respostas

Coffe Break – 10H40

Painel_2 "Licencing the usage. Are Europe adapted?"

    Moderator_ Manuel Lopes Rocha_Advogado e sócio da PLMJ
    Andrew Hughes_PDLN Secretary General
    Patricia Riera-Barsallo_CEDRO
    Carlos Eugénio_Visapress
    Perguntas & Respostas

Orador 2 - Madhav Chinnappa_Google Director of strategic Relations, News & Publishers

Encerramento - Representante do Ministério da Cultura

Em 12.10.2017
09:00 | NewsMuseum, Sintra