Metared Portugal debateu o ensino a distância no Ensino Superior face ao COVID-19

303 participantes de 68 instituições inscreveram-se no primeiro Webinar Da Metared Portugal para analisar a resposta dada pelas Instituições de Ensino Superior face à pandemia do Covid-19 e partilhar boas práticas instituídas.

A partilha das respostas das várias Instituições de Ensino Superior (IES) face aos desafios provocados pela pandemia do COVID-19, e mais especificamente o da transição para o Ensino não Presencial, foi o tema do primeiro Webinar da Metared Portugal que decorreu na passada quarta-feira na presença de 303 assistentes de 68 instituições na sua grande maioria portuguesas, mas também algumas estrangeiras (brasileiras, chilenas, inglesas e espanholas).

Com esta iniciativa, a Metared Portugal procurou juntar decisores universitários, técnicos e investigadores, bem como especialistas da FCT / FCCN para discutir os desafios da passagem abrupta e forçada para o ensino a distância, numa altura crítica em que são exigidas soluções rápidas mas eficazes. Partindo da premissa de que o uso de plataformas de ensino a distância para complemento às aulas presenciais era já uma realidade no ensino superior, a sessão moderada por Joaquim Godinho, secretário executivo da Metared Portugal e Diretor de Serviços de Informática. Universidade de Évora, procurou debater até que ponto os professores e os alunos estavam preparados para o seu uso generalizado de forma repentina.

A discussão gerada pelo tema da Avaliação evidenciou a oportunidade de realizar outro encontro sobre o tema. Foram também lançados os desafios de organização de uma webinar sobre a segurança informática e um terceiro para ouvir os estudantes: como estão a viver este período e a encarar a resposta dadas pelas IES.

O vídeo deste webinar poderá ser consultado em https://www.youtube.com/watch?v=tj3YEdY4KiI

Ler o artigo completo aqui

Fonte:"Metared Portugal debateu o ensino a distância no Ensino Superior face ao COVID-19" UNIVERSIA
Disponível em: https://noticias.universia.pt/cultura/noticia/2020/04/20/1167816/metared-portugal-debateu-ensino-distancia-ensino-superior-face-covid-19.html. Acesso em: 23.04.2020.
Publicado em 20 de Abril de 2020

Publicado em 23.04.2020