UÉ aciona Plano de Contingência para prevenção de COVID-19

Com o objetivo de proteger estudantes, professores e funcionários, e face aos recentes desenvolvimentos da epidemia de COVID-19 em Portugal, a Universidade de Évora (UÉ) reavaliou a situação e estabeleceu um Plano de Contingência alinhado com as orientações das autoridades de saúde nacionais e internacionais.

Este Plano de Contingência foi elaborado por uma task-force nomeada por Ana Costa Freitas, Reitora da UÉ, e nele podem encontrar-se um conjunto de medidas e recomendações de atuação para cada membro individual da comunidade académica bem como para os responsáveis de cada unidade da UÉ, com o objetivo de prevenir e minimizar os riscos de transmissão de COVID-19.

Para este efeito, estão adiados, até dia 22 de março, todos os eventos marcados para os espaços da Universidade de Évora, tal como estão também canceladas, até dia 30 de março, as visitas ao Colégio do Espírito Santo e ao Centro Interativo de Arqueologia, sendo que dia 16 será feita nova atualização sobre estas decisões.

Considerando o atual estado de emergência de Saúde Pública, declarado pela Organização Mundial de Saúde, e atendendo às mais recentes evoluções da propagação de COVID-19, o documento integral disponível abaixo define o nível de resposta e de ação da Universidade de Évora para minimizar os riscos de transmissão do agente patogénico perante uma situação de eventuais casos de doença.

A task-force da UÉ pode ser contactada através do email Covid19@uevora.pt, para colocação de dúvidas e sugestões, sendo este o único email emissor de toda a informação relacionada com a doença.

Recorde-se que nenhum membro da UÉ teve, até hoje, confirmação de infeção por COVID-19, assim como não há nenhum caso confirmado na região do Alentejo.

 

Considering the current state of emergency of Public Health, declared by the World Health Organization, and also taking into account the most recent evolution of the spread of COVID-19, the University of Évora established a Contingency Plan (available below) that defines the level of response and of action by the University of Évora to minimize the risks of transmission of the pathogen in the event of a possible disease.

For this purpose, until March 22, all events scheduled for the spaces of the University of Évora have been postponed, as well as the visits to Colégio do Espírito Santo building and the Interactive Archeology Center that were are also canceled until March 30.

The task force of UÉ can be reached through the email Covid19@uevora.pt, for questions and suggestions, this being the only email that provides all information related to the disease.

  

Outras notícias relacionadas:

UÉ toma medidas preventivas perante o Coronavírus, publicada a 27 de fevereiro de 2020, disponível aqui.

CRUP emite Comunicado sobre COVID-19, publicada a 10 de março de 2020, disponível aqui

Medidas Extraordinárias de prevenção e mitigação do Coronavírus, publicada a 12 de março 2020, disponível aqui

ARS Alentejo, CME e UÉ emitem Comunicado sobre COVID-19, publicada a 12 de março de 2020, disponível aqui

Universidade de Évora suspende atividades letivas presenciais, publicada a 12 de março de 2020, disponível aqui.

Conselho de Ministros aprova medidas extraordinárias | coronavírus/Covid-19, publicada a 13 de março de 2020, disponível aqui.

UÉ restringe circulação de papel, publicada a 16 de março 2020, disponível aqui.

UÉ disponibiliza equipamento para diagnosticar Covid-19, publicada a 22 de março de 2020, disponível aqui

Universidade de Évora vai pôr Inteligência Artificial ao serviço do SNS 24, publicada a 25 de março de 2020, disponível aqui.

UÉ disponibiliza Linha de Apoio Psicológico, publicada a 26 de março de 2020, disponível aqui.

UÉ disponibiliza mais equipamento para diagnosticar COVID-19, publicada a 27 de março, disponível aqui

UÉ suspende aulas presenciais até ao final do ano letivo, publicada a 1 de abril de 2020, disponível aqui

Universidade de Évora vai realizar testes à COVID-19, publicada a 6 de abril de 2020, disponível aqui.

UÉ disponibiliza residência universitária a profissionais de saúde, publicada a 8 de abril de 2020, disponível aqui.

Governo e Autarquia visitaram Unidade Testes COVID-19, publicada a 8 de abril de 2020, disponível aqui

Universidade de Évora e Santander criam fundo de apoio Covid-19, publicada a 14 de abril de 2020, disponível aqui

Governantes visitam Laboratório da UÉ que realiza testes à COVID-19, publicada a 14 de abril de 2020, disponível aqui

Regresso após confinamento. UÉ atualiza informação, publicada a 21 de abril de 2020, disponível aqui

Regresso após confinamento. Plano para fase de recuperação, publicada a 27 de abril de 2020, disponível aqui

UÉ retoma aulas práticas e laboratoriais de forma presencial, publicada a 22 de maio de 2020, disponível aqui.

UÉ desenvolve plataforma de informação polínica, publicada a 22 de maio de 2020, disponível aqui.

UÉ investiga o potencial que a saliva poderá assumir no estudo da doença COVID-19, publicada a 26 de maio de 2020, disponível aqui.

Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional elogia Unidade Testes COVID-19, publicada a 9 de junho de 2020, disponível aqui.

Covid 19 | Inteligência artificial ao serviço da igualdade de género, publicada a 6 de julho de 2020, disponível aqui

Covid-19| Alterações na perceção sensorial e capacidade de deglutição e ingestão, publicada a 22 de julho de 2020, disponível aqui.

Trabalhadores da UÉ poderão fazer testes serológicos ao longo da próxima semana, publicada a 24 de julho de 2020, disponível aqui.

Divulgados os resultados dos testes serológicos à covid-19 feitos aos trabalhadores da UÉ, publicada a 4 de agosto de 2020, disponível aqui.

UÉ cede Residência Universitária para realojar os utentes do Lar da Quinta da Sisuda, publicada a 15 de setembro de 2020, disponível aqui.

Universidade de Évora prepara regresso "seguro", publicada a 22 de setembro de 2020, disponível aqui.

Universidade de Évora alarga testes à Covid 19 e Serológicos à comunidade, publicada a 25 de setembro de 2020, disponível aqui.

Publicado em 09.03.2020
Fonte: GabCom | UÉ