Universidade de Évora palco do lançamento da Metared Portugal

A Universidade de Évora foi palco do lançamento da Metared Portugal. Este primeiro Encontro realizado no dia de hoje, 12 de novembro, teve o intuito de apresentar às Instituições de Ensino Superior (IES) portuguesas este projeto colaborativo de universidades ibero-americanas na área da Tecnologia da Informação e da Transformação Digital. 

Em Portugal a MetaRed é presidida por Ana Costa Freitas, Reitora da Universidade de Évora, que ao abraçar este desafio, realçou a importância de alargar esta iniciativa também às universidades privadas e aos institutos politécnicos, justificando que é “uma medida mais abrangente que evita a formação de pequenas redes”. Através deste projeto colaborativo do qual faz parte a Universidade de Évora, procura-se ainda, segundo a Reitora, “atualizar a forma de estar e de transmitir aos alunos, sem nunca esquecer a dimensão humana”.

Esta iniciativa contou ainda com a presença de oradores estrangeiros, especialistas na área, que vão facilitar o enquadramento da Metared Portugal no panorama internacional, dos quais fazia parte Segundo Piriz. O Presidente da MetaRed suportou a ideia da Reitora da UÉ, acrescentando que o principal objetivo da MetaRed é “ser uma rede de redes que procura encontrar soluções para problemas conjuntos e facilitar programas que sejam uteis a todas as IES”. Enfatizou ainda o papel de união da MetaRed que “favorece o desenvolvimento das tecnologias da informação nas universidades com a finalidade de avançar e progredir de uma forma conjunta”.

Na origem deste projeto está a Fundação Universia que, segundo o Presidente do Conselho de Administração do Universia Portugal, António Vieira Monteiro “pretende pôr as diversas universidades portuguesas em contacto sobretudo nesta Era Digital”, destacando ainda que esta medida “só trará benefícios para todos”, uma vez que esta união “será fundamental para o desenvolvimento das universidades portuguesas”.

Deste Encontro resultaram propostas destinadas a incrementar as parcerias de colaboração de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) aplicadas à realidade das IES portuguesas, procurando diminuir a distância entre as mesmas. Esta iniciativa teve igualmente a finalidade de promover espaços de debate e reflexão nestas áreas, sendo a MetaRed um ponto de união e de partilha de esforços e conhecimento, entre instituições académicas e entre países, neste desafio atual contínuo que é a transformação digital.

Publicado em 12.11.2019
Fonte: GabCom | UÉ