Repositórios Digitais
Memorando de entendimento com o Brasil em matéria de Ciência Aberta

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior assinou recentemente com o seu homólogo do Brasil um Memorando de Entendimento para a cooperação entre os dois países em matéria de Ciência Aberta.

O Memorando de Entendimento prevê o reforço dessa cooperação através da consolidação de um diretório digital que represente a rede de repositórios digitais dos dois países, nos domínios da ciência e da cultura, e que seja extensivo aos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
O documento consagra ainda ações piloto no que diz respeito à partilha de infraestruturas, boas práticas, políticas e procedimentos entre os dois países, formação de investigadores e de profissionais de suporte, realização conjunta de formação à distância nomeadamente Massive Open Online Courses – MOOC’s e a continuação da realização anual da Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto ampliando o foco nos países da CPLP.

O documento encontra-se disponível para consulta na página da FCT em: https://www.fct.pt/dsi/docs/Memorando_MCTIC-MCTES_Ciencia_Aberta_junho_2018.pdf
 

Publicado em 09.10.2018