Telefones VoIP: chamadas em espera

Os telefones VoIP estão atualmente configurados para aceitar chamadas mesmo que o telefone esteja em uso. O utilizador receberá um sinal visual (luz vermelha pisca) e um sinal auditivo que existe uma nova chamada. No visor é possível identificar a origem dessa chamada.

Nesta situação, é possível colocar a chamada atual em espera e atender a nova chamada, recuperando a primeira mais tarde.

Para os utilizadores que pretendem o comportamento anterior, ou seja, telefone ocupado implica sinal de ocupado, poderão seguir as seguintes instruções (nos telefones snom710 ou 715, os restante poderão entrar em contacto com os SI para mais esclarecimentos)

  1. Tecla "Config" (é a 2º tecla das 4 teclas de função debaixo do visor)
  2. Seleccionar a opção "2 Funções de chamada" com as setas e a tecla de ok (o "visto")
  3. Seleccionar a opção "3 Chamadas de entrada" 
  4. Seleccionar a opção " 2 Call Waiting"
  5. usando a 1ª e a 4ª teclas de função escolher a opção mais apropriada (ver abaixo)

As opções existentes são:

  • "On": estado atual;
  • "Visual only": só a indicação visual;
  • "Ringer": só indicação auditiva
  • "Off": nenhuma indicação, o chamador recebe sinal de impedido

NOTA IMPORTANTE: se o telefone avariar e for substituído ou se os Serviços de Informática necessitarem fazer um reset ao telefone, esta configuração perder-se-á.

Para mais esclarecimentos poderão contactar o apoio dos Serviços Informática em apoio@si.uevora.pt ou consultar o manual do telefone em http://downloads.snom.net/documentation/UM_snom710_en.pdf (apenas em inglês)

Publicado em 20.09.2017