Os Serviços de Informática nas Jornadas FCCN 2016

Os Serviços de Informática da Universidade de Évora participaram nas Jornadas FCCN 2016, com duas comunicações: "ITIL nos SI@UE – revisitando processos de trabalho nos SI" e "PTCRIS: ecossistema integrado de gestão da atividade cientifica – Parte II".

De 6 a 8 de abril de 2016, decorreu na Universidade do Algarve a 7ª edição das Jornadas FCCN, um evento anual organizado pela unidade de Computação Científica Nacional (FCCN) da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Estas Jornadas representam o principal ponto de encontro anual das entidades que compõem a comunidade nacional de ensino superior e de investigação, nomeadamente, dos seus responsáveis por serviços técnicos de informática, arquivistas e bibliotecários.

Durante as Jornadas, a unidade FCCN celebrou 30 anos, sendo que o objetivo da iniciativa foi não só celebrar a data, mas também reunir e estreitar ligações com a comunidade de investigação e ensino superior, dando a conhecer os mais recentes avanços nas áreas desenvolvidas.

Ao longo de três dias o programa incluiu sessões plenárias, workshops, reuniões de trabalho e sessões exploratórias nos seguintes temas/serviços, entre outros:  cloud/virtualização, big data, AAI, Arquivo da Web, B-On, PTCRIS, Campus issues, computação (GRID, Cloud e HPC), conectividade e redes, colaboração online, Educast, eduroam, RCAAP, Segurança e resposta a incidentes, sistemas de gestão científica, vídeoconferência, WebRTC, VoIP e comunicações unificadas.

Os Serviços de Informática da Universidade de Évora participaram nestas Jornadas, com duas comunicações:

  • a comunicação intitulada “ITIL nos SI@UE – revisitando processos de trabalho nos Serviços de Informática”, foi efetuada por Ana Filipe, pretendeu apresentar a experiência da Universidade de Évora no contexto da resposta a incidentes de segurança informática, bem como dar a conhecer os desenvolvimentos do projeto de Gestão de Serviços de TI que tem vindo a ser implementado, a sua concretização, a ferramenta utilizada (OTRS) e as vantagens obtidas na melhoria dos processos e organização interna dos Serviços de Informática;
  • a comunicação intitulada “PTCRIS: ecossistema integrado de gestão da atividade cientifica – Parte II” , foi efetuada por João Duarte e incidiu na implementação de identificadores de organizações. A comunicação foi efetuada em parceria com a FCCN no âmbito do projeto PTCRIS, projeto no qual a Universidade de Évora foi selecionada para piloto de adesão, no âmbito das Instituições de Ensino Superior. O PTCRIS é um programa estruturante para a gestão de ciência e tecnologia que visa promover a integração de vários sistemas de informação de suporte à atividade científica utilizados pelos investigadores, pelos gestores de ciência ou pelo público em geral.
Publicado em 19.04.2016