Recomendação: Aquisição de dispositivos de rede sem-fios

Têm surgido nos Serviços de Informática diversos pedidos para ligar dispositivos (tipicamente impressoras) à rede sem-fios da Universidade.

A rede sem-fios da Universidade está montada de acordo com as regras do consórcio Eduroam (https://www.eduroam.org/) que impõem um conjunto de protocolos de segurança e de ligação que não são normalmente suportados por estes dispositivos (WPA2 Enterprise - https://pt.wikipedia.org/wiki/WPA2_%28AES%29). Na sua maioria estes dispositivos suportam tecnologia Wep (muito insegura - nem em casa deverá ser usada) ou WPA-PSK (Pre-Shared Key) que não podemos implementar na nossa rede sem fios.

Além disso, a rede Eduroam só é acessível usando nomes de utilizador e palavras passes atribuídas a pessoas. Assim, ainda que estes dispositivos suportassem estes protocolos de segurança, teriam que usar a informação de um utilizador e estar sujeitos a alterações anuais de palavra passe, entre outros inconvenientes.

Pedimos pois que antes de proceder a aquisições deste tipo de dispositivos, tenham em consideração as restrições aqui apresentadas.

Publicado em 19.11.2013