Concurso de Projetos de Computação Avançada (2ª edição)

Recursos de Computação Avançada para Investigação e Inovação

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), através da sua unidade FCCN, está a promover a segunda edição do Concurso de Projetos de Computação Avançada. O concurso pretende reforçar o sistema tecnológico e científico nacional através de recursos de Computação Avançada para Investigação e Inovação.

Estão abertas as candidaturas. Serão aceites candidaturas em todas as áreas científicas com utilização de Computação de Alto Desempenho (High Performance Computing - HPC) e /ou Cloud Científica em três categorias distintas com requisitos diferentes: A0 - Acesso Experimental, A1 – Acesso Preparatório e A2 – Acesso Projeto.

O objetivo do concurso é incentivar a utilização de recursos computacionais de HPC Cloud Científica para obtenção de novos conhecimentos que permitam o avanço científico e tecnológico. Estes recursos poderão ser úteis para simulações em áreas tão distintas como a modelação climática ou molecular, a inteligência artificial e o estudo de problemas complexos na criação de novos materiais ou melhoria de linhas de produção industrial.

Esta iniciativa é uma colaboração entre a FCT e os quatro centros operacionais, o Minho Advanced Computing Centre (MACC), o Laboratório de Computação Avançada da Universidade de Coimbra (LCA-UC), o High Performance Computing da Universidade de Évora (HPC-UÉ) e o Infraestrutura Nacional de Computação Distribuída (INCD).

Saiba mais sobre o concurso aqui.

Acessos Projeto A2
De 16.07.2021 a 13.09.2021

Acessos experimental A0 e preparatório A1

De 16.07.2021 a 28.04.2022