Apresentação do CIÊNCIAVITAE | CIÊNCIA ID

Apresentação do novo sistema nacional de gestão curricular CIÊNCIAVITAE e do identificador CIÊNCIA ID. O objetivo da sessão é demonstrar as funcionalidades deste novo sistema, construindo em conjunto um currículo na plataforma CIÊNCIAVITAE e discutindo as vantagens e desafios, individuais e institucionais, da sua implementação.

No dia 26 de setembro, terá lugar a sessão de apresentação do novo sistema nacional de gestão curricular CIÊNCIAVITAE e do identificador CIÊNCIA ID. A sessão de apresentação decorre pelas 11h, no Teatro Thalia, e contará com a presença da Sra. Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo, e do Conselho Diretivo da FCT. O objetivo da sessão é demonstrar as funcionalidades deste novo sistema, construindo em conjunto um currículo na plataforma CIÊNCIAVITAE e discutindo as vantagens e desafios, individuais e institucionais, da sua implementação.

A partir desta data a FCT iniciará uma série de sessões de formação presenciais e à distância, de forma a que toda a comunidade científica possa conhecer e inteirar-se deste sistema. Aproveitamos esta oportunidade para agradecer a generosa contribuição das unidades de ID na construção da comunidade de beta-testers que, ao longo do último mês, colaborou com a FCT na fase final de testes do CIÊNCIAVITAE e com a qual gostaríamos de continuar a colaborar na fase de implementação.

CIÊNCIAVITAE é um currículo único e versátil, ajustável aos objetivos do utilizador e aos fins a que se destina, adotável por todas as entidades oficiais associadas ao sistema de ciência, tecnologia e ensino superior. Um sítio único, onde, de forma simples, harmonizada e estruturada, passa a estar reunida a informação atualmente dispersa em múltiplas plataformas (como FCT-SIG CV, DeGóis, RENATES -- teses e dissertações --, REBIDES -- pessoal docente --, ORCID e RCAAP), respeitando as especificidades das áreas científicas, consagrando os princípios da liberdade, da transparência e da responsabilidade na gestão e na apresentação do currículo.

CIÊNCIAVITAE articula a contribuição das diversas entidades oficiais que compõem o sistema de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, para que possa ser utilizado por todo o ecossistema académico e científico, através da associação a um identificador único para cada investigador, o CIÊNCIAID.
CIÊNCIAVITAE e o CIÊNCIA ID enquadram-se no programa “Mais Ciência Menos Burocracia”, em consonância com a estratégia europeia de ciência aberta, contribuindo para a dinâmica de desburocratização e simplificação de procedimentos nas áreas da ciência, tecnologia e ensino superior, nomeadamente através da eliminação da repetição da submissão da mesma informação por parte de entidades e utilizadores. CIÊNCIA ID e CIÊNCIAVITAE constituem elementos centrais no ecossistema de gestão da informação sobre a atividade científica e tecnológica, bem como uma ferramenta de suporte à modernização dos processos administrativos associados.

CIÊNCIAVITAE é desenvolvido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (FCT) com base na plataforma DeGóis, em articulação com o quadro técnico e normativo PTCRIS, e pode ser utilizado por todas as instituições nacionais na área da ciência e ensino superior que escolham aderir. Na própria FCT, o novo currículo terá uma implementação faseada: numa primeira fase a sua utilização será facultativa, substituindo progressivamente o FCT SIG e o DeGóis, tornando-se de uso obrigatório para todos os concursos FCT a partir do verão de 2019.

Pode espreitar o CIÊNCIAVITAE desde já.
 
As inscrições devem ser realizadas em https://www.eventbrite.pt/e/registo-cienciavitae-apresentacao-as-unidades-de-id-da-nova-plataforma-de-gestao-curricular-50357876765

Organização: Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (FCT)
Em 26.09.2018
11:00 | Teatro Thalia (Lisboa)