As potencialidades dos dispositivos móveis, adaptados e adequados aos contextos de ensino-aprendizagem, podem constituir importantes instrumentos didáticos na dinâmica de um novo contexto educativo promovendo nos alunos um estado de predisposição para a aprendizagem. Estes recursos, dadas as características de que se revestem, permitem colocar a ênfase na interação entre o aluno e a tarefa. Existe grande popularidade e familiaridade com estes dispositivos que apresentam atributos cada vez mais potencializadores da sua utilização. A ascensão dos dispositivos móveis é uma realidade, apresentando-se como dispositivos convergentes, portáteis e multimédia e representando um conjunto de alternativas que podem ser exploradas para a aprendizagem através de um modelo pedagógico denominado Mobile Learning.
É neste contexto que surge o 1.º Encontro sobre Inovação Pedagógica SUPERTABi, que pretende reunir professores e profissionais da Educação, num espaço de partilha e reflexão sobre as suas práticas letivas com a utilização de dispositivos móveis através de cenários de inovação pedagógica. O evento, conta também com um conjunto de workshops sobre diferentes apps educativas. Este encontro está acreditado pelo CCPFC como curso de formação de 12 horas.