Metared Portugal debateu sobre o Ensino Superior em contexto de Covid-19

A Metared Portugal, da qual a Reitora da Universidade de Évora, Ana Costa Freitas, é presidente, reuniu, no passado dia 22 de abril, duzentas e quarenta e sete pessoas de pelo menos quarenta e quatro instituições, num webinar de análise e debate sobre a resposta das Instituições de Ensino Superior (IES) face à pandemia de Covid-19.

Com o intuito de desenvolver estratégias para enfrentar os novos desafios provenientes desta repentina mudança de paradigma nas atividades letivas, a Metared Portugal, numa parceria com a FCT/FCCN (Fundação para a Computação Científica Nacional), avançou com uma iniciativa online que juntou os principais intervenientes do Ensino Superior em Portugal, bem como técnicos e professores, para debater a forma como as IES têm vindo a reagir às transformações impostas pela pandemia. Além disso, os participantes deste webinar, também se debruçaram sobre o processo de transição dos últimos dois meses, assim como abordaram, igualmente, o tema do ensino à distância no atual contexto de emergência que o país e o ensino superior enfrentam.

Na sequência do pedido do Governo de preparação de um plano transitório de ensino misto, Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, sublinhou que o Ensino Superior Português deve demonstrar agora a maturidade para saber diferenciar o que pode continuar a ser feito à distância, e o que tem que voltar a ser presencial. Afirmou também que o próximo ano letivo deverá prosseguir com este modelo atípico, assegurando as novas exigências de higiene e de distanciamento social que se impõem.

Já Ana Costa Freitas denotou que os alunos e toda a comunidade académica reagiram muito bem a esta transição, mas realçou que o modelo não poderá manter-se desta forma e terá de ser revisto à medida que as instituições de ensino superior vão voltando a retomar gradualmente as atividades, para garantir a segurança de todos.

A sessão de abertura contou também com a intervenção de Javier Roglá, CEO do Universia, para quem esta crise evidenciou, entre outras coisas, a necessidade de se apostar decididamente na ciência e no conhecimento. Defendeu ainda que Portugal deu um exemplo ao mundo a vários níveis na resposta que deu a esta pandemia e salienta também a importância da colaboração entre países, e no contexto específico da Metared, a importância da colaboração entre as IES.

O uso de plataformas de ensino à distância como complemento das aulas presenciais era já uma realidade nas IES, contudo, este novo paradigma impôs uma mudança repentina. Os recursos existentes, os regulamentos, as práticas pedagógicas instituídas, e a adaptação a esta nova realidade atual, foram também temas de debate no segundo webinar da Metared Portugal.

Recorde-se que a Metared Portugal é uma iniciativa que nasceu no IV Encontro Internacional de Reitores Universia, onde mais de setecentos reitores de vinte e seis países refletiram sobre a Universidade do Século XXI. Surge com a finalidade de servir de lugar de encontro, debate, reflexão e trabalho colaborativo sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação nas universidades, com total respeito pelo princípio da autonomia universitária.

O vídeo desta iniciativa pode ser visualizado aqui, sendo que a Metared Portugal vai debater a questão da segurança em contexto de Covid-19, no dia 30 de abril, em novo webinar, cujo programa pode ser consultado no website da Metared.

Publicado em 24.04.2020
Fonte: GabCom | UÉ