Relatório no âmbito do Sistema de Gestão Documental

Resultado de um trabalho de levantamento iniciado em final de 2010 – conforme objetivos definidos na Circular nº 4/2010, de 21 de Setembro – os Serviços de Informática em articulação com o Arquivo Histórico (Biblioteca Geral) elaboraram um Relatório no âmbito do Sistema de Gestão Documental.

Para a realização das entrevistas foi definida uma rede de interlocutores, que conhecendo a realidade das Unidades que entrevistámos, nos pudessem dar elementos informativos da realidade em análise.

O trabalho de levantamento documental efetuado, pretendeu essencialmente chamar a atenção para a realidade documental e dos arquivos na Universidade de Évora (UÉ) e baseou-se em entrevistas a 100 pessoas responsáveis e/ou que prestam apoio técnico e de secretariado em 78 Unidades ( órgãos de governo, unidades orgânicas e outras estruturas) da UÉ, identificadas a partir dos Estatutos.

Este trabalho foi efetuado junto das Unidades, através de entrevistas, recolha de informações e reconhecimento local dos arquivos. Procurou-se proceder a uma identificação dos procedimentos internos a vários níveis: existência de regulamentos internos, de formulários/impressos produzidos e utilizados, controlo da correspondência, da classificação documental, localização, acondicionamento e espaço ocupado pelo arquivo, assim como a taxa de crescimento anual da documentação.

O referido Relatório pode ser consultado aqui

Publicado em 08.11.2012