Guia dos Direitos Humanos dos Utilizadores da Internet
mSecurity@UnivEvora

"Os dados pertencem aos utilizadores e é preciso saberem como se protegem"

A privacidade é um dos direitos dos utilizadores online que é preciso conhecer para gerir melhor a relação entre os dados que fornecemos e os benefícios que podemos retirar da informação que os serviços têm sobre os nossos perfis e interesses.

O tema é mais pertinente porque ontem se assinalou o Dia da Proteção de Dados, uma data estabelecida pelo Conselho da Europa que pretende celebrar a privacidade dos dados e os direitos dos utilizadores a gerir a informação que as empresas e serviços têm sobre os seus perfis e atividades,

Muitos internautas desconhecem ainda os seus direitos nesta área, e a forma como podem equilibrar a proteção da informação e os benefícios de usarem ferramentas e serviços que sabem cada vez mais sobre os seus gostos e atividades, antecipando desejos e necessidades. Apesar de haver cada vez mais informação, e de muitas ferramentas terem desenvolvido áreas de privacidade onde se podem afinar as permissões dadas, grande parte dos utilizadores não as utilizam.

Para divulgar estes princípios o Conselho da Europa criou o "Guia dos Direitos Humanos dos Utilizadores da Internet" que funciona como uma ferramenta para perceber melhor o que podem fazer, os riscos e vantagens, mas também pode ser útil para organizações e empresas conhecerem os seus limites e agirem de forma responsável.

O Guia está disponível em várias línguas, incluindo o português, e aborda outras áreas, como a liberdade de expressão e informação, a educação e a literacia, a proteção de crianças e o acesso e não discriminação.

Fonte: Os dados pertencem aos utilizadores e é preciso saberem como se protegem" TEK.SAPO.PT
Disponível em: https://tek.sapo.pt/extras/site-do-dia/artigos/os-dados-pertencem-aos-utilizadores-e-e-preciso-saberem-como-se-protegem. Acesso em: 30.01.2018.

Publicado em 30.01.2018