ATENÇÃO : leia as seguintes instruções. A incorreta configuração do seu cliente de email ( Microsoft Outlook, Thunderbird, Apple Mail, etc) poderá causar o desaparecimento de email e/ou causar duplicados.
Esclarecimentos prévios sobre os protocolos de email:
- POP3: descarrega apenas a caixa de entrada do servidor. É preciso ter cuidado com a opção de “Apagar mensagens do servidor”.
- IMAP: consulta todas as pastas (caixa de entrada, enviados, etc) no servidor. Ideal quando se tem vários equipamentos a consultar a conta. (nas definições de sincronização é possível descarregar as mensagens)
- SMTP: protocolo utilizado para o envio dos emails. É utilizado sempre, independentemente de consultar os emails com POP ou IMAP
Quando um cliente de email (Outlook, Thunderbird, etc) se encontra configurado por IMAP não é possível alterar para POP3 e vice-versa. Se pretender alterar o protocolo deve ser configurada uma nova conta no cliente.
Definições transversais a todos os Clientes de Email
POP3:
- Servidor: pop.gmail.com
- Requer SSL: sim
- Porta: 995
- Nome de utilizador: endereço de email completo (incluindo @uevora.pt)
IMAP:
- Servidor: imap.gmail.com
- Requer SSL: sim
- Porta: 993
- Nome de utilizador: endereço de email completo (incluindo @uevora.pt)
SMTP:
- Servidor: smtp.gmail.com
- Usar autenticação: sim
- Porta para SSL: 465
- Usar as mesmas configurações do servidor de receção de e-mails
- Nome de utilizador: endereço de email completo (incluindo @uevora.pt)
Consulte informações adicionais disponibilizadas pela Google.
CONFIGURAÇÕES