3) Como configurar a conta de email num cliente de email (ex. Outlook, Thunderbird, etc.)

ATENÇÃO :  leia as seguintes instruções. A incorreta configuração do seu cliente de email ( Microsoft Outlook, Thunderbird, Apple Mail, etc) poderá causar o desaparecimento de email e/ou causar duplicados.

Esclarecimentos prévios sobre os protocolos de email:

  • POP3: descarrega apenas a caixa de entrada do servidor. É preciso ter cuidado com a opção de “Apagar mensagens do servidor”.
  • IMAP: consulta todas as pastas (caixa de entrada, enviados, etc) no servidor. Ideal quando se tem vários equipamentos a consultar a conta. (nas definições de sincronização é possível descarregar as mensagens)
  • SMTP: protocolo utilizado para o envio dos emails. É utilizado sempre, independentemente de consultar os emails com POP ou IMAP

Quando um cliente de email (Outlook, Thunderbird, etc) se encontra configurado por IMAP não é possível alterar para POP3 e vice-versa. Se pretender alterar o protocolo deve ser configurada uma nova conta no cliente. 

Definições transversais a todos os Clientes de Email  

POP3:

  • Servidor: pop.gmail.com
  • Requer SSL: sim
  • Porta: 995
  • Nome de utilizador: endereço de email completo (incluindo @uevora.pt) 

IMAP:

  • Servidor: imap.gmail.com
  • Requer SSL: sim
  • Porta: 993
  • Nome de utilizador: endereço de email completo (incluindo @uevora.pt) 

SMTP:

  • Servidor: smtp.gmail.com
  • Usar autenticação: sim
  • Porta para SSL: 465
  • Usar as mesmas configurações do servidor de receção de e-mails
  • Nome de utilizador: endereço de email completo (incluindo @uevora.pt)

Consulte informações adicionais disponibilizadas pela Google.

Informações Google >> 

CONFIGURAÇÕES