Projecto Educast - Workflow de utilização do kit

O kit Educast está disponível para utilização de toda a Academia da Universidade de Évora, quer o requisitante seja docente ou aluno, desde que o mesmo esteja disponível para as datas indicadas pelo proponente da sua utilização. Note-se que este kit, apesar de ter vindo a ser utilizado maioritariamente por docentes do regime e-learning, não está de forma nenhuma reservado apenas a esse contexto de utilização.

Sempre que haja necessidade de utilizar o kit, o processo de requisição passará pelas seguintes fases:

1. Solicitação : o requisitante identifica uma situação que gostaria de registar em vídeo e solicita aos Serviços de Informática a disponibilização do kit (pedido efetuado por email – educast@uevora.pt - ou por requisição no sistema de gestão documental - http://gesdoc.uevora.pt - e onde se indica alguma informação de agendamento).
  2. Aceitação : Após o pedido, o requisitante é contactado para eventuais esclarecimentos acerca do serviço requisitado, bem como é remetido um documento para assinatura, relativo a autorização de captação de imagens e respetiva utilização no âmbito das atividades de ensino e promoção da Universidade de Évora. Nesta fase verifica-se se o requisitante necessita de apoio técnico para a gravação. Em quase todas as situações, o referido apoio técnico é solicitado.
  3. Gravação : A gravação ocorre de acordo com as indicações fornecidas na requisição (normalmente com o suporte de um técnico audiovisual). Se ainda não existir um canal Educast que se coadune com a situação a gravar, é criado um novo canal que reflita a área cientifica relativa à gravação, bem como as permissões de acesso ao vídeo a gravar (público, público na federação AAI, público na instituição e privado). Este canal é sempre afeto ao requisitante que solicitou a gravação, e se assim for indicado, ficará ainda afeto a outros utilizadores.
  4. Publicação/distribuição : Após a gravação o vídeo é remetido para a plataforma de suporte e enviado um email ao requisitante relativamente à disponibilização do mesmo e instruções para edição e publicação do vídeo. Se o requisitante assim indicar, os Serviços realizarão a edição do vídeo carregado (essencialmente cortes das parte inicial e final) com consequente publicação do vídeo