Correio Eletrónico - funcionários

O serviço de e-mail institucional dos funcionários (docentes, não docentes, investigadores e colaboradores) é disponibilizado pelo Google Workspace. O serviço tem o interface, espaço e qualidade do Gmail mas mantém o endereço de e-mail institucional da universidade no formato "nome de utilizador"@uevora.pt. Além disso, são também disponibilizados os restantes serviços do Google, tais como Drive, Calendar, Groups, Meet, etc..

Pode aceder ao serviço de Correio Eletrónico pelo endereço:

O nome de utilizador e palavra-passe no Google Workspace são os mesmos que são usados nos restantes serviços da Universidade. Se precisar de alterar a palavra-passe deve fazê-lo no SIIUE.

Aceder com Webmail

Poderá continuar a aceder através do endereço webmail.uevora.pt . Alternativamente poderá aceder diretamente através endereço www.gmail.com .

Na primeira vez que se autenticar irá surgir a seguinte caixa, que sugere que introduza um contacto telefónico.

Se quiser usar um cliente de e-mail em vez de webmail:

Verifique qual é o protocolo que consta nas definições atuais do seu cliente de email (POP3  ou IMAP ). O mesmo deverá ser mantido para a receção de emails. O protocolo de envio será sempre SMTP .

Esclarecimentos prévios aos protocolos de email:

  • POP3: descarrega apenas a caixa de entrada do servidor. É preciso ter cuidado com a opção de “Apagar mensagens do servidor”.
  • IMAP: consulta todas as pastas (caixa de entrada, enviados, etc) no servidor. Ideal quando se tem vários equipamentos a consultar a conta. (nas definições de sincronização é possível descarregar as mensagens). É a opção recomendada
  • SMTP: protocolo utilizado para o envio dos emails. É utilizado sempre, independentemente de consultar os emails com POP ou IMAP

Quando um cliente de email (Outlook, Thunderbird, etc) se encontra configurado por IMAP não é possível alterar para POP3 e vice-versa. Se pretender alterar o protocolo deve ser configurada uma nova conta no cliente.

Definições transversais a todos os Clientes de Email  

POP3:

  • Servidor: pop.gmail.com
  • Requer SSL: sim
  • Porta: 995
  • Nome de utilizador: endereço de email completo (incluindo @uevora.pt)

IMAP:

  • Servidor: imap.gmail.com
  • Requer SSL: sim
  • Porta: 993
  • Nome de utilizador: endereço de email completo (incluindo @uevora.pt)

SMTP:

  • Servidor: smtp.gmail.com
  • Usar autenticação: sim
  • Porta para SSL: 465
  • Usar as mesmas configurações do servidor de receção de e-mails
  • Nome de utilizador: endereço de email completo (incluindo @uevora.pt)

Consulte informações adicionais disponibilizadas pela Google.

Informações Google >>  

CONFIGURAÇÕES

Se quiser fazer forward do mail para outra conta, tem de o ativar nas opções do GMail.

Em equipamentos móveis o protocolo que deve ser usado é IMAP, desta forma existe sincronização, enquanto que com o protocolo POP as mensagem apenas são descarregadas.
A opção mais simples para adicionar o email no Android é através da opção  Utilizadores e contas  >Adicionar conta   descrito aqui: https://support.google.com/android/answer/7664951?hl=pt 
Desta forma não são pedidas configurações de servidor.

Spam e Filtros

Na aplicação do Gmail é possível controlar as mensagens indesejadas na pasta SPAM, ou poderá criar filtros de redirecionamento para pastas em Definições > Filtros.

Para encaminhar emails para outro endereço de email deverá colocar o endereço pretendido no Gmail: Definições > Encaminhamento e POP/IMAP.

Avisos Automáticos

  • Palavra passe a expirar

As palavras-passe expiram anualmente, pelo que devem ser renovadas pelo utilizador no SIIUE.

São enviados emails de alerta quando faltam 30 e 15 dias. Nos últimos 7 dias um email de alerta é enviado diariamente.

Se a palavra-passe expirar o acesso aos diversos serviços é negado, porém é possível continuar a aceder ao SIIUE para alterar a palavra-passe e recuperar o acesso a todos os serviços.

Quotas e Prazos

A quota de cada conta @uevora.pt no Google Workspace é de 100GB  . Esta pode ser consultada no final da página do Gmail ou com mais detalhe em https://drive.google.com/settings/storage .

As contas são inativadas 3 meses (90 dias) após terminado o vínculo à Universidade.

Spam, filtros, encaminhamentos, outros

Para mais informações poderá consultar a   FAQ sobre Google Workspace

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