Correio Eletrónico para eventos/projetos

Para criar contas de email para eventos ou projetos deverá efetuar uma requisição aos Serviços de Informática, via Gesdoc.

Os emails são da forma <nome do evento/projeto>@uevora.pt. A <nome do evento/projeto> atribui-se em geral a sigla indicada pelo organização do evento.

A conta de mail pode ser utilizada através de um cliente de email, como o Outlook ou o Thunderbird, usando o protocolo POP3. Podem ainda usar o protocolo IMAP com um cliente de email ou diretamente no servidor com o serviço de Webmail. Estas duas últimas opções são menos recomendadas pela carga adicional que impõem ao servidor.

Quotas

Quota: 1 GB

A quota dos emails @uevora.pt pode ser consultada no Webmail, no final do painel do lado esquerdo.

Excecionalmente pode ser requisitado o aumento da quota, mediante preenchimento de Requisição Genérica aos Serviços de Informática através do GesDoc, justificando a necessidade.

Spam e Filtros

Na aplicação Webmail poderá controlar que remetentes estão ou não autorizados a efetuar contacto adicionando-os à whitelist ou blacklist: Configurações Pessoais > Spam > Address Rules.

Para adicionar regras para redirecionar emails automaticamente de determinados remetentes para uma pasta especifica no Webmail: Configurações Pessoais > Filtros
 Estas Pastas e Regras são refletidas nos clientes de email quando utilizam o protocolo IMAP.

Para encaminhar emails para outro endereço de email deverá colocar o endereço pretendido no Webmail: Configurações Pessoais > Vacation > Encaminhamento de Mensagens.

Avisos Automáticos

- Palavra passe a expirar

As palavras-passe expiram anualmente, pelo que devem ser renovadas pelo utilizador no SIIUE.

São enviados emails de alerta quando faltam 30 e 15 dias. Nos últimos 7 dias um email de alerta é enviado diariamente.

Se a palavre passe expirar o acesso aos diversos serviços é negado, porém é possível continuar a aceder ao SIIUE para alterar a palavra-passe.

- Quota excessiva

São enviados emails de alerta quando a quota utilizada é superior a 80% e quando atinge os 100%.

Após ser ultrapassado o limite o utilizador tem ainda um período de tolerância de 7 dias para regularizar a situação. A partir desta altura não serão enviadas mais notificações.

Documentos: