A importância do SIIUE para o Sistema Interno da Garantia da Qualidade na Universidade de Évora

Na sequência da auditoria levada a cabo pela CAE no âmbito da avaliação do “Sistema Interno de Garantia da Qualidade (SIGQ)” foi com particular satisfação que verificamos que um dos pontos fortes referidos no relatório é precisamente o Sistema de Informação Integrado da Universidade de Évora (SIIUE)

 “ O Sistema de informação é sólido, flexível, e está ancorado numa plataforma desenvolvida e controlada internamente, permitindo um elevado grau de desmaterialização da documentação de suporte e automatização dos procedimentos inerentes,…”. Importa referir contudo que para além do SIIUE também o Repositório Digital de Produção Científica e o MOODLE contribuem de forma determinante para os resultados obtidos.

A consolidação das práticas inerentes ao SIGC permitirão certamente uma maior e mais eficaz articulação dos Serviços de Informática (SI) com as restantes Unidades e Órgãos da Universidade, potenciarão novas possibilidades de desmaterialização e monitorização de procedimentos e uma maior eficiência e um aumento da qualidade geral dos serviços prestados. Efetivamente podemos dizer que atualmente são “clientes” dos SI todas as Unidades e Órgãos da Universidade bem como todos os seus utilizadores, alunos, funcionários e investigadores. A disponibilização de forma integrada de novas funcionalidades do SIIUE e de novas aplicações são um desafio para os SI e uma oportunidade de melhoria. São igualmente o compromisso dos SI com a Qualidade enquanto fator essencial para o desenvolvimento da Universidade na medida em que permitem assegurar a disponibilização de procedimentos e instrumentos de avaliação interna, de garantia de qualidade e de prestação pública de contas. Ao mesmo tempo que esperam continuar a contribuir não só para a Qualidade da Universidade os SI assumem igualmente um compromisso com a sua Qualidade a nível interno. É nesse sentido que se iniciou em 2012 um processo de auditoria externa tendo em vista a qualidade dos serviços de TI. Espera-se que esse processo tenha continuidade em 2013 com a certificação dos SI pelas normas e ISO 20000 (Qualidade da gestão de serviços de TI) e ISO 27001 (Sistema de Gestão de Segurança da Informação).

Joaquim Godinho | Diretor dos Serviços de Informática

UELINE | UENEWS - Sistema Interno da Garantia da Qualidade na Universidade de Évora

Publicado em 04.06.2013