U-Bike-UÉvora, uma aposta na mobilidade

Dia 14 de junho marca o arranca do projeto-piloto U-BIKE na Universidade de Évora, que irá disponibilizar 500 bicicletas – 300 convencionais e 200 elétricas – para a alunos, professores e funcionários da UÉ. No período experimentar a comunidade académica terá à disposição 25 bicicletas, sendo que totalidade dos velocípedes ficará disponível no próximo ano letivo.

O claustro do Colégio do Espírito Santo da UÉ foi palco da cerimónia do lançamento da U-Bike-UÉvora contando com a presença de Ana Costa Freitas, Reitora da Universidade de Évora; Ana Rita Siva, Presidente da Associação Académica da UÉ; Eduardo Feio, Presidente do Instituto de Mobilidade e Transportes; José Mendes, Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, Carlos Pinto Sá, Presidente da Câmara Municipal de Évora, e de João Pedro Matos Fernandes, Ministro do Ambiente.

Das instituições de ensino superior que aderiram a este projeto, a UÉ é a que mais bicicletas terá à sua disposição, “uma aposta clara na mobilidade suave e uma mais-valia para a cidade” que ostenta o título de Património Mundial salientou a Reitora da UÉ, considerando ainda que, “o ambiente e a vivência da cidade” ficam a ganhar com este tipo de iniciativas, estando a UÉ preocupada com as questões da “sustentabilidade e mobilidade”.

Andar de bicicleta pode ser abordado de vária perspetivas, desde o desporto e saúde, à sustentabilidade e mobilidade suave, nesse sentido, Luís Leal, antigo aluno da UÉ, autor de Pedalar(e)Ar, Armando Raimundo, professor e investigador na área do Desporto e Saúde da UÉ, Manuel Collares Pereira, titular da Cátedra Energias Renováveis e Fernando Moital, utilizar de bicicleta, participarem numa mesa redonda moderada pelo jornalista Luís Matias.

Em declarações aos jornalistas, João Pedro Matos Fernandes, Ministro do Ambiente, anunciou na UÉ que o governo pretende “construir mil quilómetros de ciclovias" no país, "em 10 anos, investindo 300 milhões de euros financiados através de fundos comunitários". O ministro declarou ser "difícil de perceber" que, num país como Portugal, com "tradição de produção" e "uso de bicicletas", que apenas "1% das deslocações" seja feito com recurso a este meio de transporte, quando "a média europeia está entre os 7 e os 10%" salientou o ministro. Este plano governamental passa também rela região Alentejo, onde, a partir do centro das cidades, prevê a construção de infraestruturas cicláveis radiais, bem como na envolvente dos centros urbanos, com o objetivo de melhor servir "quem entra e sai da cidade" conclui.

A tarde terminou com um passeio pela cidade de Évora conduzido pelo Núcleo de Estudantes de História e Arqueologia desta universidade, num percurso que passou por alguns dos locais emblemáticos, nomeadamente pela Praça do Giraldo e Templo Romano.

Publicado em 15.06.2018
Fonte: GabCom | UÉ