Acesso à rede sem fios para eventos e convidados

Rede sem fios FWUE (Free Wifi UÉ)

Apesar da disseminação global da Eduroam (https://www.eduroam.org/where/) ainda é assim é expectável que no decorrer de eventos surjam participantes e/ou sem acesso á Eduroam, ou que o acesso à Eduroam falhe por algum motivo.

Para colmatar esse efeito, os Serviços de Informática criaram uma rede sem fios FWUE (Free Wifi UÉ), disponível em toda a Universidade com mais limitações nos acessos, por motivos de segurança. Para aceder a esta rede, os utilizadores deverão dispor de um nome de utilizador e palavra-passe que são criados caso a caso e com a validade necessário para o evento em questão. No caso de convidados, bolseiros, investigadores que estejam na Universidade por períodos curtos de tempo (até um mês) este meio também pode ser usado.

Para pedir este acesso, bastará seguir as instruções disponíveis em http://www.si.uevora.pt/servicos/Acesso-Wireless-wifi/Acesso-Wireless-wifi-para-Eventos . O pedido deve ser feito de forma atempada (até 48h antes do evento) para que os Serviços de Informática tenham tempo para registar o evento, para que haja um responsável pelo evento em caso de uso abusivo dos recursos disponibilizados e para que o evento possa decorrer sem problemas nem atrasos. Mesmo em casos onde não se preveja a necessidade de recorrer a esta rede é melhor estar prevenido e pedir um acesso.

Os Serviços de Informática chamam particular atenção para que não coloquem as credenciais Eduroam em dispositivos de visitantes ou participantes em eventos, já que caso as credenciais fiquem memorizadas nos dispositivos poderão ser usadas em qualquer parte do mundo onde existe Eduroam, podendo haver riscos de segurança ou até actividades criminais efectuados em vosso nome!

Publicado em 11.01.2018