Showcasing de Boas Práticas de Valorização das Pessoas

Foram apresentados, por ocasião do Congresso do INA, sob o tema “Administração Pública: Valor e Confiança”, os resultados do Showcasing de Boas Práticas de Valorização das Pessoas. Decorrente do desafio lançado, foram candidatadas 121 ‘boas práticas’, através de 54 entidades da Administração Pública (AP).

A Universidade de Évora através dos Serviços de Informática, participou neste showcasing, tendo-se candidatado na categoria ‘Cooperação interna e entre organismos'.

A boa prática que candidatámos foi o ‘Pedido de autorização para deslocação’ no GesDoc. É um processo estruturado, desmaterializado na aplicação de Gestão Documental – o GesDoc .

A Boa Prática encontra-se descrita nas pág.s 317 a 320 da Brochura.

Através da aplicação GesDoc, qualquer funcionário da Universidade pode efetuar on-line o seu pedido de deslocação, assegurando o sistema o seu devido encaminhamento para o superior hierárquico com competência delegada para o aprovar, dando conhecimento ao requerente da decisão bem como aos serviços competentes pelo processamento do mesmo (aprovações sucessivas).

É considerado como uma boa prática não só o procedimento em si (“desmaterialização os pedidos de deslocação em viatura própria”) como o facto de esta abordagem promover e sensibilizar para a vantagem da utilização dos Sistemas de Informação como meio para simplificar e facilitar a relação entre a Instituição e os seus utilizadores, assegurando em simultâneo o cumprimento de determinações legais.

Numa lógica de Processos – “Conjunto de atividades inter-relacionadas e inter-actuantes, que transformam entradas em saídas” – potenciámos a tecnologia existente e melhorámos a comunicação interna entre os utilizadores (docentes e investigadores) e as estruturas. Conseguimos também definir um conjunto de procedimentos que, para além de colocarem Pessoas, Processos e Tecnologias interatuando, acrescentam valor.

Esta foi uma iniciativa do INA pensada para promover a autoconsciência das organizações da AP, incentivando a melhoria das relações interpessoais e de cooperação em contexto profissional e contribuindo para a verificação de práticas relevantes em liderança e gestão, definição e concretização de objetivos e qualidade dos métodos de trabalho.

Após a leitura da brochura do "Showcasing", o INA convida-nos a selecionar até dia 15 de janeiro (hora limite 23:59), a(s) boa(s) prática(s) que pretendamos conhecer com mais detalhe, preenchendo para o efeito este formulário.

 

:: :: ::


Testemunhos do Prof. Manuel Lopes e Dr. Paulo Ramos

 

Publicado em 09.12.2015