Serviços de Informática - Novo modelo de Gestão de Serviços de Tecnologias de Informação

A Direção de Serviços de Informática promoveu uma alteração importante na forma como os serviços de Tecnologias de Informação são geridos e entregues aos seus utilizadores da comunidade académica, e implementou um novo modelo de Prestação de Serviços de TI baseados nas boas práticas e normas internacionais, nomeadamente: ITIL® (Information Technology Infrastructure Library) e ISO/IEC 20000 (Sistema de Gestão de Serviços).

Enquadrado na iniciativa SAMA 2012, na atividade “Processos de certificação da Qualidade”, este projeto tem como principal resultado garantir a entrega e gestão dos serviços de TI da forma mais eficiente e eficaz bem como aumentar o nível de satisfação dos utilizadores.

Dos resultados atingidos são destacados os principais marcos deste projeto:

  1. Implementação de um novo modelo de prestação de serviços de TI, baseado nas melhores práticas e normas internacionais de Gestão de Serviços - ITIL® e ISO/IEC 20000;
  2. Elaboração de uma nova versão do Catálogo de Serviços que promove uma clara compreensão sobre os serviços prestados pela DSI;
  3. Criação de um Ponto Único de Contacto que torna mais simples e intuitivo o contacto direto com o Service Desk;
  4. Implementação de uma ferramenta de Gestão de Serviços para o apoio e agilização da operação do novo modelo de prestação de serviços de TI, garantindo assim uma maior rastreabilidade, gestão e controlo dos níveis de serviço estabelecidos.

Os principais benefícios alcançados foram:

  • O entendimento comum dos conceitos e boas práticas de gestão de serviço de TI;
  • Uma maior facilidade na medição de resultados obtidos;
  • Melhoria dos serviços prestados:
    • Aumento de produtividade;
    • Redução de custos;
    • Melhoria dos tempos de resolução

Doravante os contactos com os Serviços de Informática poderão ser efetuados por email para apoio@si.uevora.pt ou através dos seguintes contactos telefónicos:

266 760 983 (direto) | 266 740 800 (extensão 22379) | 927 411 880 (telemóvel)

Documentos:

Publicado em 18.06.2015