Avaliação de maturidade dos Serviços de TI

Apresentação do relatório de Avaliação da maturidade dos processos de gestão dos serviços de TI

Decorrente de um trabalho de levantamento efetuado pela empresa NOVABASE junto dos Serviços de Informática, foi apresentado no dia 30 de Outubro o resultado da avaliação do Sistema de Gestão de Serviços de Tecnologias de Informação de maturidade efetuada.

Este projeto de avaliação desenvolvido no âmbito do Sistema de Apoios à Modernização Administrativa (Operação 8002 do SAMA 2009), iniciou-se no princípio de 2012 e teve duas dimensões complementares

  • a determinação do nível de adesão dos processos de gestão de serviços de TI aos requisitos da ISO/IEC 20000-1:2011 com o propósito de avaliar em que medida a organização responde às exigências da norma internacional com maior difusão em todo o mundo e que, por essa razão, poderá servir de referência para o emprego das melhores práticas conducentes à eficácia e eficiência dos serviços de TI e da forma como estes são concebidos, planeados, introduzidos, operados, mantidos, melhorados e retirados
  • o cálculo do nível de maturidade para se aferir a repetibilidade dos processos, ou seja, a consistência na obtenção de resultados semelhantes ao longo do tempo, independentemente de quem realize as atividades.

Esta metodologia tem sido aplicada no setor privado, mas tem tido pouca adesão por parte do setor público, o que significa que a Universidade de Évora, através dos seus Serviços de Informática foi pioneira, ao submeter-se a esta avaliação no âmbito da qualidade dos serviços que presta. Sendo uma primeira abordagem efetuada, pretende-se que o estudo venha a potenciar outras atividades ou alterações que possam promover a melhoria contínua dos serviços que disponibilizamos e da forma como o fazemos.

O resultado da avaliação efetuada, foi objeto do Relatório anexo:

 

Publicado em 05.11.2012