3º Encontro BAD ao Sul
Comunicação e acesso à informação: desafios

O processo de comunicação organizacional com os públicos tem vindo a sofrer alterações ao longo das últimas décadas. Consequentemente, bibliotecas, arquivos e museus têm vindo, igualmente, a adaptar-se a novas formas comunicacionais.

Se até aos anos 70 a comunicação era essencialmente uniderecional, a partir dos anos 80, com os primeiros estudos de público, a comunicação passa a ser bidirecional. Com o avanço tecnológico e a multiplicidade de dispositivos móveis, no contexto atual, o paradigma comunicacional tornou-se marcadamente relacional. Os canais de comunicação multiplicam-se, assumindo o digital e, em concreto as redes sociais destaque face aos canais tradicionais. Os públicos acedem à informação de forma diversificada, sendo cada vez mais exigentes tanto a nível informacional como comunicacional.

Assim, Bibliotecas, Arquivos e Museus deparam-se com novos desafios para comunicar com os públicos: novas ferramentas, recursos, tecnologia e ambientes de aprendizagem distintos.

É objetivo deste Encontro promover a reflexão sobre o processo de comunicação na captação e fidelização de públicos no acesso à informação.

Em 29.05.2018
Centro Cultural Manuel da Fonseca - Ferreira do Alentejo