Chamada de artigos - RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação

Encontra-se aberto até 1 de abril de 2018 o período de envio de artigos para o vigésimo sétimo número regular da RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, o qual será publicado durante o próximo mês de junho de 2018.

 

Este número é dedicado à Informática Industrial no geral. Os tópicos recomendados incluem os listados abaixo. Todavia, também serão bem-vindos outros tópicos, aqui não incluídos, relacionados com este tema:

1) IoT (Internet das coisas).
2) Análise de dados multivariáveis, para a otimização de processos industriais complexos (incluindo Big Data).
3) Software de simulação de processos industriais.
4) Robótica colaborativa.
5) Sistemas MES (Manufacturing Execution System). Integração entre ERP (Enterprise Resource Planning) e sistemas de controle industrial.
6) Armazenamento industrial de dados em tempo real (tecnologias, representação e visualização, velocidade de aquisição).
7) Impressão aditiva 3D.
6) Cibersegurança industrial.
8) Realidade aumentada e virtual em ambientes industriais.
9) Canais  / redes de comunicação de dados industriais.
10) WSN (Wireless Sensor Networks - Redes de Sensores sem fios).
11) DCS (Sistemas de Controle Distribuídos) / PLC (Controladores Lógicos Programáveis): Ecrãns de operação, CPU, Servidores, Arquiteturas.
12) Computadores industriais: arquiteturas, sistemas operativos e linguagens de programação para gestão de processos industriais
13) Instrumentação: sensores, válvulas, comunicações

Os artigos devem ser escritos em Português ou Espanhol, seguindo as normas de formatação, e não devem ultrapassar 18 páginas.

Consulte a informação sobre submissão de artigos.

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

A RISTI (Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação) é um periódico científico, propriedade da AISTI (Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação), que foca a investigação e a aplicação prática inovadora no domínio dos sistemas e tecnologias de informação. É um periódico trimestral que publica artigos originais e inovadores aceites num processo de avaliação por, pelo menos, três membros do Conselho Científico.

Cada número da RISTI aborda uma temática específica, que é anunciada previamente na chamada de artigos, sendo aceites somente 6 a 10 artigos para publicação. A taxa média de aceitação é bastante apertada, situando-se abaixo dos 18%.

A RISTI é publicada gratuitamente em versão electrónica (on-line) e em versão impressa. A versão electrónica é de acesso livre. Os associados da AISTI recebem gratuitamente, por correio postal, a versão impressa. Os não associados podem subscrever ou encomendar exemplares desta versão.

Organização: AISTI (Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação)
Em 01.04.2018