4th NATO Cyber Defence - Smart Defence Projects' (CD SDP) Conference

Inscrições gratuitas (até 31 março 2018) >>>

“NATO–EU Cooperative Cyber Defence Capability Building”
Como o Smart Defence e Pooling & Sharing podem promover a Cooperação, a Transformação e a Inovação.

Com base nos resultados encorajadores das últimas Conferências CD SDP da NATO, a 4ª edição desta Conferência pretende reforçar o desenvolvimento de sinergias, a complementaridade dos esforços NATO-UE no domínio da Cibersegurança e da Ciberdefesa e estimular a cooperação entre todos os Projetos de Smart Defence na área da Ciberdefesa. Neste âmbito, será dada especial atenção à cooperação da NATO com a indústria, com o meio académico e às novas oportunidades de cooperação NATO-UE no domínio cibernético.

De acordo com esta ideia, os projetos relacionados com a Ciberdefesa (MNCD2, MISP e MNCDE&T) estão fortemente empenhados em unir esforços e trabalhar em conjunto com a indústria e o meio académico, construindo a necessária ponte entre as iniciativas internacionais e nacionais.

Esta Conferência tem os seguintes objetivos principais:

  • Reforçar a complementaridade dos esforços NATO-UE no domínio da Cibersegurança e da Ciberdefesa.
  • Em linha com a recente Declaração Conjunta NATO-UE, reforçar a implementação do conjunto de propostas comuns através da promoção de uma abordagem sinérgica (Smart Defence e Pooling & Sharing), nomeadamente nas áreas da Educação, Formação e Exercícios de Ciberdefesa.
  • Desenvolver sinergias e estimular a cooperação entre todos os projetos CD da NATO, a fim de fomentar novas iniciativas no âmbito deste cluster de projetos, bem como com a comunidade de CD em geral (por exemplo, nacionais, internacionais, académicos e industriais).
  • Discutir o currículo comum e o papel das Universidades no desenvolvimento de uma Cyber Workforce experiente, promover o envolvimento e a participação da Industria e das Universidades no processo de desenvolvimento de capacidades da NATO e nacionais, no sentido da transformação e inovação da E&T de Ciberdefesa.
  • A implementação do “Cyber Academia and Innovation Hub”.

Este evento tem a intenção de oferecer um fórum alargado de discussão livre e aberta, proporcionando à indústria e ao meio académico uma oportunidade única para apresentar e discutir novas ideias, soluções e capacidades técnicas.

// Programa, inscrições e demais informações sobre a Conferência na disponíveis na sua página web.
 

Organizado pelo Ministério da Defesa Nacional (MDN)
Com o apoio do NATO Allied Command Transformation (ACT)
NATO Industry Cyber Partnership (NICP), CINAMIL
CIIWA, EuroDefense Portugal e AFCEA Portugal

Organização: Ministério da Defesa Nacional (MDN)
Em 19.04.2018
Academia Militar, Lisboa