Arquivo.pt: novas formas de viajar ao passado

Celebram-se os 10 anos do Arquivo.pt.

"É bom preservar a nossa história e património. É bom relembrar e estudar o passado. É bom preservar documentos históricos. É gratificante olharmos para trás e ver o quanto evoluímos. É gratificante saber que os testemunhos dos que nos precederam estão preservados.

A memória, por norma, está associada a grandes arquivos. Das grandes salas de uma biblioteca importante até à nossa estante de fotografias. Era e continua a ser esse o paradigma. No entanto, o mundo está em mudança profunda.

Por isso, convém abraçar o passado a olhar para o futuro. Estamos a comemorar os 10 anos do Arquivo.pt numa altura da humanidade em que o digital faz cada vez mais parte das nossas vidas.

Uma década pode parecer um período de tempo curto para cada um de nós, mas para o Arquivo.pt é apenas um começo. O arranque de um novo acervo que daqui a muito tempo permitirá aos que nos sucederem entender como era o passado – o nosso presente – cada vez mais digital e multimédia.

Imagine que pode, de repente, viajar no passado das páginas web que tão bem conhecemos hoje. São mais de 4 mil milhões de ficheiros preservados desde 1996. Um número que continua a aumentar todos os dias.

O Arquivo.pt faz 10 anos. Reafirmamos que é apenas o início. Uma nova forma de preservar a nossa memória. É um convite a navegar no passado, mas sempre com olhos postos no futuro. Os primeiros 10 anos de uma odisseia que se quer tornar em legado, e que cresce de importância a cada dia que passa. O Arquivo.pt já é grande hoje. Imagine-se daqui a um século."

AGENDA

Registe-se já | Inscrever

Organização: FCT-FCCN
Em 08.11.2017
09:00 | Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva, Lisboa